BOMBEIROS ATENDEM EXPLOSÃO NO MINISTÉRIO DO ESPORTE

Um eletricista da Companhia Energética de Brasília (CEB) morreu na tarde desta quinta-feira (15) após a explosão de um transformador de energia localizado no subsolo do Ministério do Esporte, em Brasília, informou o Corpo de Bombeiros. Wilson de Pádua Pires, de 54 anos, fazia manutenção no equipamento, que pegou fogo e espalhou fumaça pelo recinto. O técnico teve trauma encefálico, queimaduras, sofreu uma parada cardíaca durante o resgate e não resistiu ao ser atendido no Hospital de Base.
   Segundo o major Wesley da Costa, comandante da operação que combateu o fogo, havia outro eletricista da CEB, José Pereira dos Santos, de 53 anos. Ele sofreu apenas escoriações leves e foi atendido no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).
  O fogo foi notado no início da tarde e os bombeiros foram chamados às 15h20. Por volta das 15h40, sete viaturas de quatro quartéis já haviam chegado ao local para tentar conter as chamas.

Equipe de bombeiros vasculham acesso ao Ministério do Esporte, onde equipamento de energia explodiu e matou eletricista (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
   Segundo o coronel Sérgio Bezerra, subsecretário de operações da Defesa Civil do DF, o sistema de combate a incêndio do edifício não funcionou. Diante da explosão, o sistema deveria ter injetado automaticamente gás carbônico no ambiente, o que evitaria a propagação do fogo.
   "O sistema diminui a quantidade de oxigênio, que é propagador de fogo. Negligenciaram o sistema", afirmou Sérgio Bezerra. Ele informou que a responsabilidade pela manutenção do sistema será apurada. Ainda não se sabe se é da CEB ou do Ministério do Esporte.
  O edifício está praticamente vazio neste feriado e o incêndio atingiu a parte de baixo, do lado voltado para a Catedral de Brasília. Numa primeira avaliação, o Corpo de Bombeiros informou que o problema ocorreu em um gerador.

FONTE:G1