BOMBEIROS FISCALIZAM AS SAÍDAS DE EMEREGÊNCIAS

Casas Noturnas do DF passam por vistoria do órgão e da Agefis antes de serem inauguradas

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) são os principais responsáveis por vistoriar as casas noturnas do DF e evitar que tragédias como a do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), aconteçam.
Segundo os bombeiros, que não souberam informar ontem quantos estabelecimentos foram fiscalizados em 2012, as vistorias costumam ser feitas antes mesmo da inauguração da casa e incluem a verificação da presença e adequação de itens de prevenção e combate a incêndios, como instalações elétricas, extintores e, sobretudo, as saídas de emergência, que devem ser bem sinalizadas e permanecer sempre abertas.
De acordo com Thales Sabino, produtor da boate Victoria Haus, o cumprimento das normas de segurança não é apenas uma questão legal, mas também de responsabilidade pessoal. "Não é possível fazer vista grossa para um problema, pois lidamos com muitas vidas", afirma.
Por causa da tragédia, o governador do DF, Agnelo Queiroz, cancelou a cerimônia que celebraria os 500 dias que faltam para a Copa do Mundo de 2014, prevista para hoje. "Em nome dos brasilienses e dos demais brasileiros que moram na nossa capital, quero me solidarizar com os pais, mães, irmãos, familiares e amigos das vítimas", lamentou Agnelo em nota oficial.
Sem feridos
No DF, um dos casos de incêndio em estabelecimentos que mais chamou a atenção foi o que destruiu o restaurante Oca da Tribo, no Lago Sul, em 2011. Cerca de 140 pessoas estavam no local, mas ninguém ficou ferido.

Fonte: Jornal Destak