APROVADOS NO CBM-AM PEDEM CONVOCAÇÃO

Bombeiros protestam em frente à ALE/AM, em Manaus (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Membros da comissão dos 1.239 aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros realizado em 2009 protestaram em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), localizada na Zona Centro-Sul de Manaus. O grupo aproveitou a visita do governador do Estado, Omar Aziz, à Casa na manhã desta terça (5) para pedir a imediata convocação deles aos cargos
O presidente da comissão de aprovados, Antônio Junior, disse que não há mais justificativa para que não ocupem os cargos. Segundo ele, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para as quais foram convocados, estão para ser inauguradas e o que já deveria justificar a convocação para os treinamentos. "A Secretaria Estadual de Saúde informou que as UPAs vão ficar prontas em março e não há tempo suficiente para nos prepararmos, já que o curso para a formação de um bombeiro leva 90 dias. Qual é a próxima desculpa agora?", protestou.
Em entrevista à imprensa, Omar Aziz disse estar ciente do problema e informou que investimentos a serem feitos no Corpo de Bombeiros neste ano passam pela convocação dos aprovados no concurso público. "Irei chamar 402 novos bombeiros desse processo. Uma outra parte deles vão ter que esperar a inauguração das UPAs, pois, esta era uma exigência do edital daquele concurso". Além disso, o governador informou que pretende comprar 75 viaturas para a corporação.
O movimento social Nação Mestiça também se manifestou exigindo a inclusão dos mestiços na Constituição do Amazonas, a proteção às terras da etnia no interior do Estado e a criação de uma secretaria estadual voltada para a etnia. Segundo a presidente Helda Castro, um abaixo-assinado com 5.000 assinaturas e uma pauta de reivindicações serão entregues ao governador Omar Aziz e deputados estaduais.
Fonte: G1 amazonas