BOMBEIROS E PM FAZEM A TROCA DA BANDEIRA NACIONAL.

O GDF (Governo do Distrito Federal) foi o responsável, na manhã deste domingo (7), pela cerimônia da troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. A solenidade –realizada no primeiro fim de semana de cada mês – reuniu turistas e moradores da capital.
    A responsabilidade pela troca da bandeira cabe, alternadamente, às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Na solenidade deste domingo ficou sob o comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do DF.
    O evento reuniu cerca de 100 militares e teve como destaque a exposição de helicópteros, viaturas e equipamentos usados pelas duas forças militares.
   Após o hasteamento da bandeira, crianças e adultos puderam conhecer o interior dos helicópteros e de veículos do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar. Em uma tenda foi possível conferir o material usado pelos bombeiros em salvamentos: macas, aparelhos para imobilizar acidentados e para facilitar a respiração e equipamentos de mergulho.
   O grupo do Bope responsável por desarmar explosivos também expôs os instrumentos e a roupa especial que os militares usam quando estão em ação. Eles explicaram ao público que o trabalho de segurança da força especial cobre o Distrito Federal e cidades goiana do Entorno.
   A cerimônia de troca da Bandeira Nacional foi instituída pela Lei Federal nº 5.700 em 1º de setembro de 1971. A bandeira é a maior do País e possui 14 metros de largura e 20 metros de comprimento. Fixada em um mastro especial de 110 metros de altura, é hasteada entre o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal.
fonte: R7