CARROS MAL ESTACIONADOS DIFICULTAM TRABALHO DE BOMBEIROS

Os bombeiros do Distrito Federal são obrigados a remover "no braço" carros que obstruem a passagem de caminhões da corporação em situações de emergência na área central de Brasília, diz o major Eduardo Luiz Gomes.

"São quatro bombeiros para afastar um carro para o caminhão poder entrar", diz o major. "Pegam no para-lama e levantam. Não dá tempo de chamar o guincho." O major explica que a área central de Brasília apresenta diversos problemas nesse sentido.
"Existem pontos em que não é possível entrar, como a Esplanada dos Ministérios, o Setor Comercial Sul, o Setor Bancário e o Setor de Autarquias", diz. "Os carros em fila dupla dificultam a passagem da viatura dos bombeiros e principalmente de carros de combate a incêndio, com a escada mecânica e a plataforma."
O caminhão utilizado para apagar incêndios carrega seis mil litros de água, mas, para chegara a áreas de difícil acesso, é comum o uso de veículos menores. Esses carros, no entanto, precisam acessar os hidrantes, que estão frequentemente bloqueados por carros estacionados.
O problema já havia sido identificado pelo internauta e técnico em segurança Marcel Asfour, que atualmente vive no Rio, mas trabalhou durante anos em Brasília e relatou por meio do VC no G1 a insegurança gerada pela impossibilidade dos caminhões em chegar à região central da cidade.
Existem pontos em que não é possível entrar, como a Esplanada dos Ministérios, o Setor Comercial Sul, o Setor Bancário e o Setor de Autarquias. Os carros em fila dupla dificultam a passagem da viatura dos bombeiros e principalmente de carros de combate a incêndio, com a escada mecânica e a plataforma."
Major Eduardo Luiz Gomes, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
Segundo o major, a corporação realiza treinamentos semanais para identificar pontos negativos e problemas para acessar diferentes áreas, que são detalhados em relatório enviado para órgãos de fiscalização, como o Detran e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.
O Detran informou que realiza simulações pontuais com o Corpo de Bombeiros para desobstruir vias. "Simulamos uma rota e tentamos entrar na via e vamos tirando todos os carros com a empilhadeira e guincho", diz Lúcio Lahm, coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito.
"Fazemos isso para demonstrar para as pessoas o grande transtorno que estão causando a si próprias, porque se pegar incêndio, como naquela boate [Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que causou a morte de 242 pessoas], os bombeiros vão demorar para chegar", diz Lahm. "Se continuar parando desse jeito, um dia uma tragédia vai acontecer."
O órgão também está há três meses fiscalizando vias do Setor Hoteleiro Norte, Setor Hospitalar Norte e Setor de Autarquias Sul para tentar desobstruir a passagem nos locais e melhorar o trânsito.
Segundo o Detran, a multa por estacionar em vaga dos bombeiros é de R$ 53 e por estacionar em frente a hidrante pode chegar a R$ 127.

Fonte:G1