BOMBEIROS REGISTRAN 306 FOCOS DE INCÊNDIO FLORESTAIS SOMENTE EM JULHO

O Corpo de Bombeiros registrou 306 focos de incêndios florestais desde o início de julho deste ano, em Brasília. Houve um aumento de 42% de ocorrências em relação ao mês passado. Aproximadamente 593 hectares já foram consumidos pelo fogo. Na última segunda-feira (15/7), foi registrado um incêndio da DF-001. A área era de proteção ambiental.
Em junho, foram registrados 177 ocorrências, 27% a menos que mesmo período do ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros. Houve também redução de 33% de áreas queimadas no último mês - de 174 hectares para 118 ha.
A Operação Verde Vivo começou em 1º/4 deste ano, com o desenvolvimento de ações de prevenção e combate às ocorrências. Duas aeronaves de asa fixa, com capacidade para transportar 3,1 mil litros de água, foram fabricadas especialmente para as atividades.
Além disso, foram adquiridas 25 viaturas de transporte de tropa, 500 botas de incêndio, 75 GPS e 3,5 mil roupas de combate a incêndio florestal.
Confira dicas do Corpo de Bombeiros para prevenir e combater focos de incêndio:
- Não jogue cigarros, fósforos ou qualquer outro objeto aceso em latas de lixo e nem pelas janelas;
- Desligue equipamentos como computadores, estabilizadores, cafeteiras, tostadeiras, entre outros, ao final do expediente;
- Desligue as luzes do seu local de trabalho ao final do expediente;
- Não ligue vários equipamentos em uma única tomada;
- Utilize tomadas exclusivas para equipamentos específicos como: forno elétrico, microondas, aparelhos de ar condicionado, refrigeradores, chuveiros elétricos;
- Não utilize ligações elétricas improvisadas;
- Não utilize fios desencapados;
- Desobstrua as vias de escape como: acessos, portas, rampas e escadas;
- Não utilize elevadores em caso de incêndio;
- Observe a sinalização de segurança contra incêndio e pânico, cuja finalidade é a de reduzir o risco de incêndio e orientar na localização de equipamentos de combate a incêndio e rotas de saída;
- Em caso de emergência ligue 193.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE