INCÊNDIO ATINGE ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NO PARK WAY

Um incêndio atingiu uma área de proteção ambiental, nas proximidades da quadra 20 no Park Way, Distrito Federal , no fim da tarde desta terça-feira (30). O fogo, que deixou uma área queimada de 4.610 metros quadrados, foi controlado pelos bombeiros no fim da noite.
Moradores da região viram o incêndio e chamaram os bombeiros que, no momento, atendiam a outros dez focos entre Santa Maria e Gama. Os moradores reclamam da demora no atendimento.
“O cidadão fica sem atendimento e esse patrimônio natural de toda população do Distrito Federal fica abandonado”, afirmou o advogado Shalom Granado.
Vinte homens se dividiram para combater o fogo no Park Way. “Fomos acionados entre 16h e 16h30. Temos dois tipos de incêndio aqui: o florestal e o subterrâneo. O subterrâneo, todo ano ocorre esse tipo de incêndio aqui”, explicou o tenente G. Couto, do Corpo de Bombeiros.
Segundo os bombeiros, até 29 de julho, foram 1.265 ocorrências de incêndio. Ano passado, no mesmo período, foram 1.375 focos. Mesmo com a redução, o número ainda é expressivo para essa época, que antecede os períodos mais drásticos da seca.
Os números de hectares queimados tiveram uma redução de 30%. O ano passado foram queimados 1.728,2 hectares de janeiro a julho; este foram 1.410 hectares. A maior queimada deste ano – 42 hectares – aconteceu na madrugada de domingo (28) para segunda (29), no Poço Azul, Brazlândia.