OBSTÁCULO PARA O RESGATE

Carros estacionados em cima da calçada, na grama, em fila dupla e em retornos se tornaram cenas do cotidiano do Distrito Federal. No ano passado foram registradas 91.791 infrações por estacionamento irregular no DF. E só de janeiro a março deste ano, 26.505. Além de estar sujeito a multa, o motorista pode comprometer o resgate de vítimas de um acidente. Foi o que aconteceu nesta segunda-feira, no Setor de Autarquias Sul.
Para controlar o incêndio em um prédio de 13 andares, foi preciso esperar o Detran retirar carros do caminho.
O advogado Guilherme Yoshinaga, 28 anos, estava no prédio quando ouviu a explosão e todos desceram correndo. “Os bombeiros não conseguiram passar, não tinha acesso. Nos preocupamos com a falta de acesso deles, mas também não temos opção. Infelizmente a maioria pensa assim: Temos que trabalhar e não temos vaga, então acabamos estacionado em lugares irregulares”, confessa ele, que parou o carro na calçada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a falta de educação e informação dos motoristas a respeito dos riscos do estacionamento irregular é o maior motivo de ocorrências como essa. Os setores que
compõem a área central são os locais mais problemáticos. “Os militares tentam retirar os veículos com a força da guarnição de serviço, empurrando, solicitando o guincho do Detran e a
PM para aplicar multas”, conta a subcomandante do Centro de Comunicação, major Vanessa.
Os bombeiros adquiriram viaturas menores, com 3 mil litros em vez da capacidade de 6 mil litros, que são mais fáceis de manobrar.

“O que mais atrapalha o socorro é a fila dupla. Impede a manobra dos carros de bombeiros, que precisam parar ao lado do hidrante”, diz o major Eduardo Luiz Gomes.
Fonte: Jornal de Brasilia