BOMBEIROS ATENDEM INCÊNDIO EM SHOPPING DE TAGUATINGA

Os bombeiros informaram que o incêndio que atingiu o shopping Top Mall, em Taguatinga, no Distrito Federal, foi controlado às 11h desta segunda-feira (12). Ninguém ficou ferido, pois às 6h50, horário em que os bombeiros foram chamados para atender a ocorrência, o shopping estava fechado e não havia ninguém no local.
Segundo os bombeiros, a fumaça atingiu todo o prédio, mas o fogo ficou concentrado no primeiro andar, onde houve destruição de lojas. Apesar disso, o subsecretário de Operações da Defesa Civil, Sérgio Bezerra, afirmou que todo o prédio vai ser interditado. Ele explica que o calor de cerca de 900º C pode ter afetado a estrutura metálica e de concreto do prédio. ...
Mesmo após o controle do incêndio, os bombeiros seguiram atuando no edifício, checando a possibilidade de novos focos de incêndio.
O major Luciano Monteiro Guimarães, comandante dos bombeiros na operação, afirmou que a estrutura do edifício, com poucas áreas de ventilação para saída da fumaça, dificultou o trabalho de combate ao incêndio.
“Por ser um prédio blindado de vidro, não tinha para onde a fumaça sair. Com a concentração elevada de fumaça, havia risco dessa fumaça iniciar outros focos de incêndio”, explicou Guimarães.
De acordo com o subtenente Rafael Batista, da PM, o incêndio foi de grandes proporções e começou em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal localizada no primeiro andar. Ele disse que ainda não é possível indicar o que causou o início do fogo – dado que deve ser revelado pela perícia.
Conforme Batista, o trabalho foi dificultado pela grande quantidade de fumaça, pelas condições do prédio, que tem corredores estreitos, e pela ausência de hidrantes nas proximidades do shopping.
Após entrarem no prédio, os bombeiros tentaram acessar as chamas pela área externa, com um caminhão com escada magirus. Alguns vidros da fachada do shopping foram quebrados para a saída da fumaça.
Por causa do incêndio, o trânsito na avenida Comercial Norte foi desviado para a avenida Samdu. A passagem de pessoas nas proximidades também foi controlada.
A pedido dos bombeiros, a Companhia Energética de Brasília (CEB) desligou, às 7h, o circuito TG2, que atende a CNB de 13 a 14, a QNA 21, a QNA de 24 a 28, a Praça do DI e a CNA 1, 2 e 4.
Histórico
Esse é o segundo incidente desse tipo no mesmo shopping em pouco mais de um mês. No dia 29 de junho, houve um princípio de incêndio no terceiro andar, depois que um caixa eletrônico pegou fogo. Funcionários do posto do Na Hora que funciona no Top Mall foram dispensados por causa do forte cheiro de queimado. Ninguém ficou ferido.
Em 2012, o shopping também precisou ser fechado por outros problemas no prédio.  Em abril do ano passado, o shopping foi interditado depois que a Caesb confirmou que a água do prédio estava contaminada por coliformes fecais e, portanto, imprópria para consumo. Em uma semana, 62 pessoas que trabalham no local passaram mal. O prédio só foi liberado após a limpeza da caixa d'água e de uma nova vistoria da Caesb.
Em setembro de 2011, o posto do Na Hora que funciona dentro do shopping também foi fechado por causa de um cheiro de esgoto que se espalhou pelo local.
A Administração de Taguatinga informou que o Corpo de Bombeiros aprovou o projeto de proteção contra incêndio do prédio. Ainda segundo a administração, o shopping tem alvará de construção e a última vistoria feita pela Defesa Civil no local foi em 29 de junho, quando aconteceu o outro incêndio. Na ocasião, foi constatado que o fogo não causou dano à estrutura do prédio.

FONTE: G1