BOMBEIROS FARÃO DEMONSTRAÇÃO DE AERONAVES QUE COMBATEM INCÊNDIOS

O Corpo de Bombeiros do DF fará, amanhã, às 8h, na Associação dos Pilotos de Ultraleve de Brasília, ao lado do depósito do Detran na Asa Norte, uma demonstração de combate a incêndio florestal com as aeronaves Air Tractor, capazes de carregar três toneladas de água.

“Os aviões adquiridos há dois anos são fabricados apenas para essa finalidade e o DF é o único que possui esses equipamentos em toda a América Latina”, explicou o tenente-coronel da corporação Mauro Sergio de Oliveira.
A ação, voltada para jornalistas, simulará fogo e mostrará o poder de extinção de incêndios das aeronaves, além de servir como treinamento para os pilotos que fizeram curso de dois meses nos Estados Unidos para operar o avião.
“Utilizamos o Air Tractor em ocorrências no meio do cerrado, quando não há moradias próximas e longe de áreas urbanas, pois são três mil toneladas de água jogadas a uma altura de 30 metros e a aeronave andando a 250 km/h, o que pode ser perigoso”, complementou o tenente.
Mauro de Oliveira disse, ainda, que a utilização desses aviões no combate a incêndios é necessária quando os terrenos são acidentados, de difícil acesso, e que o abastecimento é feito no próprio Aeroporto Internacional de Brasília, onde ficam estacionados.
Os quatro militares habilitados para operar as aeronaves, importadas do Canadá – que custaram R$ 1,9 milhão cada - têm autonomia para decidir quanto de água será liberado, explicou o tenente-coronel.
VEÍCULOS NOVOS - Às 9h, será realizada outra demonstração técnico-profissional, dessa vez com os novos carros para combater incêndios, fabricados em Portugal.
O Governo do DF adquiriu sete veículos que entrarão em atividade em 10 dias. Cada um custou € 300 mil e são equipados com compartimento para água, robustos, feitos especificamente para essa finalidade.
“O GDF tem investido muito nessa área, inclusive na contratação de novos bombeiros, com abertura de concurso público e convocação de cadastro de reserva. Treze quartéis estão em construção ou em reformas e outros equipamentos foram adquiridos, como os veículos com escadas magirus de até 50 metros”, reforçou Mauro de Oliveira.
O trabalho de prevenção é um dos principais focos do Corpo de Bombeiros e os militares são distribuídos em pontos estratégicos.
“Fazemos parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para fazer palestras para conscientização com moradores das áreas rurais, que são os principais causadores de incêndios e esse trabalho tem surtido efeito”, disse.

De acordo com as estatísticas da corporação, a área queimada em julho de 2013 foi de 1,3 mil hectares, bem menor que em 2012 – 1,5 mil ha -, e 2011 – 2,2 mil ha.

Fonte: Agência Brasília