BOMBEIROS SIMULARÃO COMBATE A INCÊNDIO EM METRO DE ÁGUAS CLARAS

Bombeiros do Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio Urbano realizam amanhã (29) uma simulação em uma composição de metrô, com quatro vagões, no Centro de Manutenção do Metrô, de Águas Claras, a partir das 13h30.
"Vamos fazer no pátio do centro operacional do metrô para não interferir na circulação dos trens. Teremos uma composição completa, com várias pessoas simulando usuários, uma máquina que produzirá fumaça e a equipe que fará a intervenção de combate a incêndio", destacou o tenente-coronel do grupamento, Marcelo Gomes, à Agência Brasília.
Mais de 300 pessoas participarão da simulação, entre militares do Corpo de Bombeiros e pessoal do Metrô-DF, que passaram por treinamento “para entender o papel deles” no treinamento e “no trabalho que está sendo realizado de prevenção e combate a incêndio”.
De acordo com o militar, o trabalho conjunto é necessário por conta do papel específico que cada um tem em uma situação de emergência. Por exemplo, cabe à Central de Operações do Metrô providenciar o corte de energia.
“O nosso papel seria o de fazer o combate desse incêndio, eliminar as chamas para não ter mais produção de fumaça e retirar as pessoas de dentro dos vagões e das galerias de forma segura”, detalhou.
No treinamento desta quinta-feira serão utilizadas todas as viaturas do 2º Grupamento de Bombeiro Militar de Taguatinga e o socorro do Grupamento de Atendimento Pré-Hospitalar; alunos e instrutores do Curso de Operações em Incêndio do Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio também estarão presentes na simulação.
Para aprimorar as técnicas e táticas empregadas pela Corporação para o atendimento às ocorrências que envolvem o combate ao fogo com concentração de público, os bombeiros têm passado por simulados constantes em diferentes ambientes no DF.

SERVIÇO:
"Simulado de combate a incêndio no Metrô de Águas Claras"
Local: Centro de Manutenção do Metrô – Águas Claras

Fonte: Jornal de Brasilia.