BOMBEIROS TERÃO TREINO DE COMBATE A INCÊNDIO EM SIMULADOR

Vinte e quatro bombeiros participarão, amanhã (2), de um treinamento de combate a incêndio, no Centro de Treinamento Operacional, em Brasília, quando será simulada uma situação real dentro de um contêiner marítimo, de 30 m², onde a temperatura poderá atingir 900°.

“Nesse simulador é possível observar o fluxo de calor, o movimento da fumaça e das chamas, a temperatura desse ambiente em vários pontos (mais próximo de piso, teto, saída, fonte de calor)”, explicou o comandante da Unidade Especializada de Combate a Incêndio Urbano, Marcelo Gomes.
Segundo o tenente-coronel, dessa maneira é possível monitorar a temperatura que envolve a equipe durante uma ocorrência, uma vez que o objetivo é preparar os combatentes que atenderão ocorrências pelo 193.
Os bombeiros em formação terão ideia do calor que atinge a máscara de respiração, a capa de proteção, como fica a temperatura do corpo, aprenderão a lidar com a situação e qual o volume de água utilizado em uma operação.
Os militares que ingressarão nessa caixa de alta temperatura terão aulas teóricas de técnicas e táticas de combate ao incêndio, para só então serem levados ao simulador, onde passarão cerca de 20 minutos.
As atividades acontecerão das 7h às 10h e das 10h às 13 amanhã e serão retomadas na segunda-feira (5), das 13h às 16 e das 16h às 19h e a imprensa poderá acompanhar a simulação a partir das 9h.
De acordo com o diretor do curso, após essa fase, eles terão pela frente exercícios em diversos locais, como hospitais, cinemas, residências, edifícios, comércios, supermercados, entre outros.
O primeiro deles será no metrô, no dia 29, e os estudantes serão as vítimas na simulação – “mas serão orientados em palestras por instrutores dos Bombeiros e do metrô”, disse Gomes.
O trabalho ainda terá participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para que acompanhem como deve ser feito o transporte dos pacientes vitimados.

FONTE: Agência Brasilia