Banner Acima Menu INTERNAS

ÁREA ATINGIDA POR INCÊNDIOS FLORESTAIS NO DF E DE 728 HECTARES EM DEZ DIAS


De acordo com a corporação, uma das regiões mais atingidas é a reserva ambiental Águas Emendadas, em Planaltina. Durante o mês de agosto, uma área de 194 campos de futebol foi incendiada.
Nos dez primeiros dias de setembro, os bombeiros registraram 325 focos de incêndio neste ano. Segundo a corporação, nos oito primeiros meses deste ano, foram atendidas 1.444 ocorrências, 7% a menos do que o mesmo período de 2012, quando foram registrados 1.554 incêndios florestais.
   “A grande maioria das vezes, esses incêndios são causados pela ação humana que, direta ou indiretamente, ateia fogo na vegetação. Embora sempre façamos campanhas de conscientização, as pessoas ainda precisam se preocupar mais com esse assunto”, afirma o capitão Cláudio Florêncio de Camargo, do Grupamento de Proteção Ambiental.

Dicas para evitar incêndios florestais:
-Não jogar pontas de cigarro pela janela do carro e nem fumar em locais com vegetação densa;
-Em acampamentos, evitar fazer fogueiras, mas se for realmente necessário, vigiar sempre e apagar totalmente antes de se afastar do local;
-Orientar e monitorar as crianças para não brincarem com isqueiros e fósforos, principalmente próximo a vegetações;
-Não deixar garrafas ou pedaços de vidro próximo a vegetações;
-Não elimine lixo ou entulho com o uso do fogo;
-Em caso de queima controlada para fins agropastoris, é necessário solicitar autorização ao Ibama;
-Provocar incêndio em mata ou floresta é crime. A pena aos infratores é de dois a quatro anos de prisão e multa. Se o crime for culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa;
-Utilizar fogo para limpeza de lote ou queima de lixo é crime ambiental.





FONTE: G1

Postar um comentário

0 Comentários