BOMBEIROS DE SC, TESTAM EQUIPAMENTO INÉDITO DE COMBATE A INCÊNDIO

Um equipamento genuinamente catarinense que combate incêndios em áreas litorâneas está sendo testado em Santa Catarina. O projeto do aparelho foi desenvolvido por um sargento do Corpo de Bombeiros e utiliza-se de um moto aquática para apagar o fogo.
O aparelho permite adaptação de uma mangueira na turbina da moto aquática, com isso a água puxada é pressurizada e sai com força para combater as chamas. Nos testes, há vasão 700 litros de água por minuto. O dispotivo foi desenvolvido pelo sargento dos bombeiros Claúdio Jacques.
"Sempre fui apaixonado por jet-sky, e via que era um equipamento de alto custo, achava que era muito dinheiro para pouco uso, pois ficava confinado na baixa temporada. Pensava que esse equipamento tinha que valer mais", relatou o sargento.
As novas simulações de combate a incêndios estão sendo feitas em Florianópolis e, agora, serão feitas em alto mar em uma embarcação - ocorrência de grande dificuldade enfrentada pelos bombeiros por falta de equipamentos adequados. Um novo sistema implantado ao propulsor ainda permite direcionar melhor o jato de água.

"Temos um recurso grande para o final do ano pois serão comprados 26 jet-skys, e a intenção é fazer a licitação desses equipamentos com esse sistema de combate a incêndio", concluiu o tenente Bruno Azevedo Lisboa.

FONTE: AchixClip