DF REGISTRA 53 FOCOS DE INCÊNDIO NESTE DOMINGO

O Centro de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros registrou até o fim da tarde deste domingo (1º/9) 53 focos de incêndio neste domingo, sendo, pelo menos, dois de grandes proporções. O primeiro atinge uma zona de mata próxima ao Catetinho, localizado às margens da BR-040. Várias equipes da corporação fazem o atendimento da ocorrência.
Funcionários do Catetinho, primeira sede do governo do Distrito Federal, disseram que do salão de festas do complexo é possível ver a fumaça, mas não as chamas. “Essa é segunda vez que há um incêndio aqui em uma semana. Esse parece ser menor que o outro e já vemos os bombeiros trabalhando”, disse Meiryane Rose, servidora do local. Homens do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, no Núcleo Bandeirante, tentam conter as chamas.
Um outro incêndio consome parte de uma área verde, próxima à Fercal, em Sobradinho. Segundo informações preliminares, cinco viaturas foram deslocadas para o local. AInda não há informações sobre qual área foi afetada.
Apesar de a ação do homem ser um dos principais motivos para o começo dos incêndios, o clima quente e seco, aliado ao vento, também contribui para que o fogo se espalhe mais rapidamente. E o tempo só deve melhorar a partir do fim de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o domingo teve temperatura máxima de 29ºC e a umidade relativa do ar variou entre 55% e 25%, nas horas mais quentes do dia.

Para esta segunda-feira (2/9), o Inmet prevê tempo parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima deve ser de 28ºC e a mínima de 15ºC. A umidade do ar vai variar entre 70% e 25%.

Fonte: Correio Braziliense