INCÊNDIO EM EMPRESA ESPALHA FUMAÇA TÓXICA E ESVAZIA CIDADE EM SC

Bombeiros de São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina, tentam combater, desde o fim da noite desta terça-feira, um incêndio de grandes proporções em um terminal marítimo na BR-280, perto do porto da cidade. O fogo começou após a explosão de uma carga de fertilizantes. O material, segundo as primeiras informações, teria nitrato de potássio, produto altamente tóxico.
Segundo o Corpo de Bombeiros, não há mortos, mas já há registro de pessoas intoxicadas no hospital da cidade, e os os casos mais graves estão sendo levados para Joinville. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, a fumaça causa irritação na garganta, náuseas e, em casos mais graves, insuficiência respiratória. A orientação é para os moradores procurarem locais arejados.

Cerca de 80 pessoas estão desabrigadas, entre elas, 40 idosos que moram em um lar próximo ao local da explosão. As pessoas retiradas de suas casas foram levadas para o Colégio Estadual Santa Catarina.

Morador da cidade, Alcir Passos informou, por telefone, que as pessoas estão com muito medor por causa da nuvem tóxica. Por causa disso, a maioria das lojas estão fechadas.
Trinta homens da corporação das cidades de São Francisco do Sul, Joinville, Araquari, Barra do Sul, Itajaí e Barra Velha trabalham no combate ao fogo. Todos os envolvidos no controle do incêndio estão usando equipamento especial para não serem intoxicados. A BR-280 está bloqueada ao redor da área atingida. Também já é grande o fluxo de pessoas deixando a cidade.

FONTE: emaisgoias.com.br