PROGRAMA BOMBEIRO MIRIM ATENDEU MAIS DE 23 MIL JOVENS NO DF

Com o objetivo de impedir que crianças e adolescentes fiquem expostos aos riscos encontrados nas ruas é que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal criou, em 1999, o Programa Bombeiro Mirim que em 14 anos de existência atendeu 23 mil jovens, que participam das mais variadas atividades tanto pegógicas quanto esportivas, sempre dentro dos quartéis.
Queremos que todos os nossos alunos tenham uma boa perspectiva para futuro, sem se perder no mundo do crime e das drogas. Tudo o que oferecemos nas aulas serve como contrubuição para torná-los éticos e solidários, que ajudem em sua casa e em sua comunidade”, explica o comandante-geral do Projeto Bombeiro Mirim, coronel Ricardo Batista

O projeto ocorre todas as segundas, quartas e quintas-feiras no período da manhã e da tarde em 12 Regiões Administrativas – Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Paranoá, São Sebastião, Sobradinho e Planaltina. Anualmente, são abertas cerca de 50 vagas pelas Brigadas que possuem o programa, mas cada unidade possui cerca de 120 vagas, que são rotativas de acordo com a saída dos alunos, seja por motivo de idade, mudança de residência ou desistência.
A grade curricular é extensa e vai desde à pratica esportiva, aulas de reforço escolar até aulas de primeiros socorros, ordem unida e xadrez.
A coordenação do programa é anualmente orientada por um grupo composto por promotores de justiça da Vara da Infância e da Juventude, psicólogos, pedagogos e sociólogos para que as atividades do programa alcancem os objetivos definidos pela Corporação.
Gabriel Alves , 10 anos, e Thamires Carneiro, 10 anos, ambos moradores do Condomínio Pôr do Sol , em Ceilândia, são os mais novos medalhistas do projeto, vencendo em primeiro lugar na Corrida contra a Pedofilia, ocorrida em Águas Claras no final do mês de setembro.“Estamos no programa desde 2010 e começamos a praticar o atletismo aqui. Queremos ser Bombeiros e atletas também”, contam as crianças.
Para Edianne Antunes, 32, mãe e voluntária da Brigada de Ceilândia, o projeto mudou a vida de toda a família. “Meus filhos agora são mais disciplinados, colaboram com as atividades de casa e eu acabei me tornando voluntária para ajudar neste projeto que eu considero tão importante para a nossa comunidade”, explica.

Como Participar

Qualquer criança e adolescente entre 7 e 14 anos pode ser um Bombeiro Mirim, basta se inscrever na Brigada dos Bombeiros mais próximo de sua residência acompanhado dos pais ou responsáveis e com a documentação pessoal (CPF, identidade, comprovante de residência e foto 3x4). Não existe nenhum processo seletivo para o ingresso do interessado, basta apenas ter vaga disponível.
O Programa é gratuito e oferece transporte aos alunos em ônibus próprio da Corporação e alimentação durante o intervalo das atividades. Apenas o uniforme é pago pela família.
Já para participar como voluntário do programa é necessário levar seu currículo, cópia dos documentos pessoais e o preenchimento da ficha de cadastro do Batalhão em que deseja trabalhar. Em seguida será feita uma analise curricular e entrevista com o candidato.

Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal