PASSAGEM DE COMANDO DO CBMDF

O coronel Júlio César dos Santos assumiu nesta quinta-feira 03/10, o comando do Corpo de Bombeiros Militar do DF no lugar do coronel Gilberto Lopes da Silva, que conduzia a corporação desde janeiro do ano passado.
"Estou passando o comando de maneira íntegra, ética e honesta, senhor governador. Tenho certeza que nossa corporação está em boas mãos", destacou Silva, único a discursar na cerimônia de troca de comando, na presença do governador Agnelo Queiroz.
Com quase 30 anos de Corpo de Bombeiros, o novo comandante-geral chega ao cargo máximo da corporação após passar pelos postos de subcomandante, auditor e controlador.
Brasiliense de 49 anos e pai de duas filhas, coronel Santos é mergulhador, perito de incêndio, além de ter experiência vasta em administração pública e gestão de grandes eventos, como o curso de Sistema de Comando de Incidente realizado pela Guarda-Costeira Americana.
INVESTIMENTOS- A gestão do ex-comandante, coronel Gilberto Lopes da Silva, foi marcada pela modernização dos equipamentos e valorização dos militares da corporação.
Entre 2012 e 2013, quase 1,3mil novos militares foram contratados e os investimentos em equipamentos para a corporação nos últimos três anos somam mais de R$ 50 milhões.
Foram adquiridos, por exemplo, 30 veículos autobomba tanque, oito escadas mecânicas de 55 metros, dois aviões AirTractor, 25 bombas florestais, 18 veículos para transporte de tropa, além de 500 equipamentos de proteção individual.
"Essas viaturas são consideradas o que há de melhor no combate a incêndio. Elas vão contribuir, somadas aos nossos recursos humanos, para um melhor atendimento à comunidade do Distrito Federal", enfatizou Silva.
Outro ganho da corporação no ano passado foi a inauguração do Centro de Capacitação, no Setor Policial Sul, que foi usado, inclusive, como campo de treino pela seleção brasileira antes da Copa das Confederações.
Ao custo de R$ 13,7 milhões, o espaço de 35mil m2 possui campo de futebol oficial, pista de atletismo com dimensões oficiais, piscina olímpica e ginásio poliesportivo.
Escrito por Agência Brasília.