BANDA DO CBMDF É HOMENAGEADA NO DIA DO MÚSICO

Para comemorar os 117 anos de fundação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e o Dia do Músico (22 de novembro), a Câmara Legislativa realizou sessão solene na manhã desta sexta-feira (22). A iniciativa da homenagem foi do deputado Dr. Michel (PP), que destacou a importância dos músicos para a corporação.
Além de manter uma tradição nas unidades militares, os músicos levam adiante a noção de patriotismo e civismo”, afirmou o parlamentar ao fazer a sua saudação. Atualmente denominado Banda Sinfônica, o grupo apresentou diversos números, incluindo um pout-pourri com músicas de Luiz Gonzaga.
Essa “brasilidade” e a manutenção da cultura musical nacional – o que não impede a banda de tocar canções estrangeiras – foi tema de vários discursos. O chefe da Casa Militar do GDF, coronel Rogério Leão, disse que essa característica é reconhecida “até mesmo pelos turistas, quando a banda participa da solenidade de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes”.
O capitão músico Esmael Teixeira da Silva contou que, em 2012, foram 270 apresentações da Banda Sinfônica. “Este ano, nós já passamos de 300 apresentações, com cerca de 900 horas de serviços prestados a toda comunidade do Distrito Federal”, observou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Júlio César dos Santos, resgatou que, ao fundar a banda em 1896, no Rio de Janeiro (então DF), o maestro Anacleto de Medeiros, incumbido pelo general Souza Aguiar, "não imaginava o que representaria a banda para a nossa instituição. Aliás, poderíamos chamá-la de orquestra".

Além de militares e familiares dos músicos, a solenidade contou com a presença de adidos de diversos países e da embaixatriz e do embaixador da Coréia do Sul no Brasil, Bon-woo.

Fonte: CLDF