BOMBEIROS PEDEM CAUTELA COM FOGOS DE ARTIFÍCIO

Utilizado em grandes comemorações pelo mundo, os fogos de artifícios fazem parte das festas de final de ano e fazem milhares de pessoas se emocionarem com o espetáculo nos céus. Mas para que a festa não seja interrompida por acidentes causados pelos descuidos na hora da utilização dos fogos, recomenda-se que seja verificada a procedência do material. Ou seja: comprar fogos sempre em locais autorizados, e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A capitã Ana Paula Amador do CBMDF ressalta a importância de se verificar os manuais de instruções antes da utilização dos fogos. Além disso, as pessoas devem ficar atentas em relação aos locais considerados perigosos na hora de “soltar” os fogos, como locais fechados, perto de árvores, veículos ou rede elétrica.
A maior recomendação no momento da detonação, independente do calibre ou potência dos fogos, é que seja feita somente por adultos, sempre longe de crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. De acordo com a capitã, a maioria dos acidentes ocorre com crianças, por isso é bom evitar que elas entrem em contato direto com esses artifícios.
O tenente-coronel Wiliam Bonfim do CBMDF, aconselha que as pessoas só comprem produtos licenciados pelo Ministério do Exército e em lojas credenciadas.
Segundo Bonfim, devido ao aumento da prevenção, o número de acidentes com fogos de artifício no Distrito Federal tem diminuído. Ele alerta também que o uso dos produtos nunca deve ser associado ao consumo de bebidas alcoólicas.
Bebida e fogos é o mesmo que bebida e direção. Não combinam. A pessoa diminui os reflexos, se sente poderosa, quer se mostrar para os amigos e isso pode acabar em acidente”, alertou o tenente-coronel.
Em caso de acidente com fogos de artifício, o ferimento deve ser lavado apenas com água corrente. Não se deve tocar na área afetada e nem colocar substâncias sobre a lesão, como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas.
Em seguida deve-se procurar qualquer hospital ou o Centro de Queimados do Hospital Metropolitano, para que o médico indique a medicação ideal para o acidentado.