BOMBEIROS ALERTAM PARA O RISCO DE ACIDENTES NAS FÉRIAS ESCOLARES

O período das férias escolares requer cuidados especiais com as crianças em casa. Junto com as férias, os pais tem que lidar com possíveis ocorrências de acidentes domésticos como quedas, intoxicação, queimaduras e afogamento, casos frequentemente atendidos pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF).
O major Fábio Ribeiro recomenda aos pais o uso de cerca nas escadas e na cozinha; virar os cabos das panelas que estão no fogão para dentro e, se possível, evitar o acesso da criança à cozinha quando as refeições estiverem sendo preparadas. Além disso, o militar destacou a importância de colocar em armários altos, os objetos cortantes e os produtos de limpeza, “de preferência trancado”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), as piscinas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento de crianças entre 1 e 9 anos de idade. “A criança tem que estar na piscina sempre acompanhada por um responsável e devem ser colocadas cercas ao redor das piscinas, além de não deixarem brinquedos próximos à água”. Fábio Ribeiro destacou a importância do uso de capas sobre as piscinas para evitar o afogamento no caso das crianças caírem na água.
O banheiro é outro local que requer atenção uma vez que, no banho, podem ocorrer quedas. Outro ponto importante para evitar surpresas indesejáveis é a atenção com janelas e sacadas. Os pais devem tomar cuidado, nesses locais, evitando cadeiras e sofás próximos desses locais, principalmente nas sacadas que não tenham rede de proteção, o que pode ser fatal.
Edição: Marcos Chagas
Fonte: EBC