BOMBEIROS RETIRAM SUBSTÂNCIA DO LAGO

O Corpo de Bombeiros e a equipe da Novacap trabalharam durante todo o dia na limpeza do Lago Paranoá para eliminar a substância que escorreu pela rede de águas pluviais e atingiu o Setor de Clubes Norte, na altura do Iate Clube.
Segundo o Corpo de Bombeiros, já foram retirados 16 tambores com as barreiras que absorveram os resíduos do vazamento. Durante toda manhã deste sábado (18), o trabalho foi voltado para a troca deste material, feito de tecido para sugar o óleo da superfície do lago.
"A equipe da Petrobrás está de plantão no local e tem trabalhado na colocação das barreiras de contenção para absorver todo o óleo derramado. O vazamento já acabou. O nosso papel agora é monitorar toda a área afetada para ver se vai voltar a ter vazamento", destacou o tenente coronel Davidson, do Corpo de Bombeiros à Agência Brasília.
Desde sexta-feira (17), os bombeiros tentam finalizar a contenção do derramamento do óleo. O helicóptero da corporação fez três sobrevoos e mapeou a região atingida, enquanto embarcações do Batalhão de Polícia Militar Ambiental identificaram os pontos de escoamento dos resíduos.
De acordo com a Novacap, um robô com sistema infravermelho está sendo usado nas tubulações para tentar identificar a origem do incidente ambiental. O órgão coletará mostras do líquido e encaminhará para análise na Universidade de Brasília (UnB).
Os trabalhos de remoção dos resíduos continuam neste domingo (19). O Corpo de Bombeiros informou também que nesta segunda-feira (20) ocorrerá uma reunião entre os órgãos envolvidos na operação para analisar a situação e o que já foi feito até agora.

Fonte: Agência Brasilia