Banner Acima Menu INTERNAS

CUIDADO COM CRIANÇAS NAS FÉRIAS


No período de férias a atenção deve ser redobrada com as crianças que permanecem em casa. A orientação é para nunca deixar crianças pequenas, sem vigilância.
No período de férias a atenção deve ser redobrada com as crianças que permanecem em casa. A orientação é para nunca deixar crianças pequenas, sem vigilância, próximas à pias, banheiras, piscinas e recipientes com água. É melhor guardar baldes e recipientes virados para baixo.
Outra dica é não deixar as crianças perto de fogão, caixas de remédios ou brincar com objetos pequenos que podem ser ingeridos. Geralmente as ocorrências são de crianças que engoliram algum material de limpeza como água sanitária ou até mesmo objetos como moedas ou bolas de gude [bolitas].

Facas, garfos, tesouras e outros objetos cortantes também não devem estar ao alcance das crianças. Para prevenir acidentes, as crianças não devem andar pela casa levando nas mãos copo, garrafa ou outro objeto de vidro.
PIPAS
Nessa época do ano, com os ventos mais fortes, é comum a prática de uma brincadeira muito tradicional entre as crianças e adolescentes, que é a de empinar pipas. Porém, se certas regras não forem respeitadas, acidentes podem acontecer.
Quando a pipa está com sua linha ao natural ela apresenta perigos maiores para as crianças que estão brincando, pois exige que ao brincar, o olhar e a atenção estejam voltados para o alto, e um segundo de distração pode gerar um acidente, como cair de lugares altos (árvores, muros, casas, torres) e atravessar na frente dos carros e serem atropeladas.
Mas há uma maneira dessa brincadeira se tornar ainda mais perigosa: é a pratica de colocar cerol (mistura geralmente de cola com vidro em pó ou finos de metais) na linha para a linha ficar cortante e derrubar as demais pipas.
A prática de aplicar cerol à linha pode transformá-la em uma arma letal, caso corte, por exemplo, o pescoço de um motoqueiro ou ciclista. Também há o risco de cortes do próprio “empinador” do brinquedo se cortar e das pessoas que correm e disputam quem pegará as pipas desprendidas das linhas que caem.
Mas os perigos do uso do cerol não se limitam a cortar alguém na rua. O cerol também é um condutor de energia e se a linha pega na rede elétrica, a pessoa que está empinando a pipa pode morrer eletrocutada. Com o pó metálico é ainda pior.
Para brincar tranqüilo, sem o perigo de ferir alguém, só com barbante de algodão. Nem os fios de nylon (de pesca) são indicados, pois corta tanto ou mais que o próprio cerol.
Para uma maior segurança da prática da brincadeira, o Corpo de Bombeiros dá algumas dicas:
Nunca soltar pipa perto de antenas, postes e fios elétricos, porque podem se machucar seriamente;
Preferir locais abertos como parques ou campos;
Nunca empinar pipas em lugares altos, como telhados ou lajes. De tanto olhar para cima, a criança pode tropeçar e cair;
Brincar de soltar pipa em dias de chuva é muito perigoso devido aos raios. Só faça isso quando o tempo estiver bom;
Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas;
Também não faça pipas com papel laminado porque o risco de choque elétrico é grande;
Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola;
Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus;
Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito.
Tenha atenção especial com os motociclistas e ciclistas. A linha da pipa pode ser perigosa para eles.


Fonte: CBMDF

Postar um comentário

0 Comentários