EVASÃO DE BOMBEIROS MILITARES - CBMDF

O último Concurso do CBMDF foi em 2011, o qual resultou no ingresso de mais de 1200 Bombeiros, entre Oficiais, Soldados Combatente, Condutor e Músico. O Curso CFP A iniciou com aproximadamente 330 soldados, antes da nomeação da turma do CFP A, aproximadamente 40 candidatos já optaram por outras carreiras ou desistiram de prosseguir na corporação como praças do Corpo de Bombeiro.
Observa-se também que dos 1200 bombeiros que ingressaram, aproximadamente 110 que concluirão os cursos do CFP A e B, foram aprovados em concursos da PRF, PCDF, PF e Detran. Obviamente este número foi levantado por enquetes e representantes de pelotões. Podemos concluir que em apenas 1 ano e 4 meses, desde o final do CFP A o CBMDF perdeu ou vai perder aproximadamente 110 Bombeiros, chegando a 9% do efetivo que ingressou, e se isso continuar, em apenas 4 anos podemos chegar a 36% de evasão, o mesmo patamar de evasão da PMDF que chegou a 36,33% em 4 anos. Notando que dentro deste tempo temos as aposentadorias de Bombeiros que completam o ciclo de trabalho por tempo de serviço, o que vem contribuir mais ainda para a diminuição do efetivo.
Conforme o explicado podemos concluir que a urgência na criação de uma política institucional de valorização da atividade-fim, criação de uma carreira única, com regras claras e critérios objetivos, onde os Bombeiros que entram hoje saiba exatamente o posto ou graduação que irá exercer no fim de sua carreira de 30 anos de serviço.

1. Este fenômeno é percebido em quase todas as carreiras do serviço público. Jovens concurseiros conseguem aprovação em vários concursos e tem a opção de escolher o que lhes parece melhor! Claro que a retenção de talentos passa por reestruturação organizacional e funcional. Concordo!!

ResponderExcluir
  2. Não é só do CFP que está havendo evasão. Houve saídas tanto do CFO como do CHO, entre outros. Em geral a explicação dada tem sido o salário melhor dos "concorrentes".

ResponderExcluir
  3. Será que sai concurso ainda nesse ano??

Obrigado pela sugestão.