GOVERNADOR DEVE ANUNCIAR ATE SEXTA-FEIRA/14, MEDIDAS QUE ATENDEM DEMANDAS DA PM E BM

Ontem (10) foi realizada a 2ª reunião entre os comandantes da PMDF e CBMDF com o Fórum de Associações e o NMU, às 20hs no QCG do CBMDF, dando seqüência à primeira reunião onde os comandantes levaram ao governador as demandas das categorias e que, segundo eles, foram tratadas durante o transcorrer desses dias.

Segundo o Cel Anderson Moura, comandante da PM, hoje (10) ao meio dia, foi apresentada a proposta ao governador que foi muito bem recepcionada, e que segundo ele próprio (governador) até sexta-feira, dia 14/02, será feito um pronunciamento apresentando uma possível solução que irá aquinhoar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A proposta salarial está focada diretamente no Auxílio Moradia com o objetivo decorrigir as distorções salariais feitas no passado e porque no atual momento é a que possibilita ser aplicada diretamente pelo governo do Distrito Federal, já que no governo Federal a possibilidade de tramitação de qualquer projeto é praticamente nulo. Ainda conforme o Comandante Anderson, a proposta é muito boa e tem como meta resgatar a dignidade dos militares frente aos demais órgãos de segurança pública.
Não foram apresentados valores, mas segundo o comandante esses serão lineares e atingirão tantoATIVOS como INATIVOS, valorizando principalmente a classe de praças, fazendo que o policial e o bombeiro ao serem promovidos sintam efetivamente no bolso a promoção. Essa isonomia, salientou, não será efetivada de uma só vez devido ao impacto financeiro que será muito grande pela ousadia do projeto, possivelmente sendo dividido em 3 ou 4 vezes, sem especificar início e fim.
Quanto ao projeto de reestruturação, o comandante falou que esse ficará para um segundo momento. Solicitado que fosse mais claro se esse segundo momento se resumia ao prazo final de 5 de abril para o encaminhamento de qualquer projeto, o comandante informou que todos os esforços seriam envidados para tal, porém sem garantias.
Como teremos uma reunião geral na quinta-feira, dia 13/02, questionamos o porquê desse anúncio não ser efetuado na quarta-feira para que pudéssemos levar à apresentação das categorias, e esse foi o maior imbróglio durante a reunião. Os comandantes ficaram de levar isso ao conhecimento do governador e aguardaremos uma resposta até quarta, já que não fará sentido um anúncio pós-reunião, pois com isso as categorias não poderão opinar acerca do assunto. No entanto, a REUNIÃO GERAL está mantida para outras deliberações.
Para finalizar, gostaria de tranquilizar aos colegas que para o dia da REUNIÃO GERAL não haverá formaturas que denotem qualquer tipo de retaliação ao movimento e à livre manifestação, garantida pelo Excelentíssimo senhor Comandante Geral da PM Cel Anderson Moura, principalmente em respeito aos direitos e garantias constitucionais. Ao mesmo tempo, a(s) formatura(s) prevista(s) no Corpo de Bombeiros para inauguração de quartéis será estudada pelo comandante daquela instituição uma solução para que sejam atendidos os bombeiros militares que desejem participar da REUNIÃO GERAL do dia 13/02.

Por Tenente Poliglota..