BOMBEIROS COMPRAM APARELHOS DE ALTA TECNOLOGIA PARA COPA NO DF

Os quatro equipamentos custaram R$ 1,6 milhão, diz corporação. Detectores atuam como laboratório móvel e dão resultados em até 3 min.
O Corpo de Bombeiros recebeu quatro equipamentos de alta tecnologia importados dos Estados Unidos para auxiliar no atendimento a ocorrências que envolvem produtos químicos no Distrito Federal.
Os detectores, que funcionam como um laboratório móvel e dão resultados de análises em até três minutos são os únicos da América Latina, segundo os fabricantes. A compra custou R$ 1,6 milhão e tem foco em ações na Copa do Mundo.
As ferramentas entram em operação este mês e já contam com 80 militares do Grupamento de Proteção Ambiental treinados para operá-los. Apesar de serem eletrônicos, os equipamentos são fabricados para serem resistentes à chuva e outras intempéries e para funcionar em locais remotos. Um dos dispositivos tem um sistema capaz de identificar, em menos de um minuto, mais de 32 mil sólidos, líquidos e particulados, a depender da qualidade da amostra coletada.
Outros dois aparelhos comprados pela corporação identificam substâncias químicas dentro de frascos, sem a necessidade de abri-los. Ele foi usado, em caráter de teste, para identificar o óleo que foi derramado no Lago Paranoá em janeiro. O último aparelho permite analisar o ar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação gastou mais de R$ 400 milhões até agora para se equipar para a Copa do Mundo.