Banner Acima Menu INTERNAS

EUA - BOMBEIRO É DETIDO ENQUANTO ATENDIA VÍTIMAS DE ACIDENTE

Um bombeiro foi algemado e detido ao mesmo tempo que ajudava as vítimas de um acidente, por se recusar a mover o caminhão de bombeiros após o aviso da polícia de que o veículo foi indevidamente estacionado no meio de uma emergência.
Chula Vista-EUA– O incidente ocorreu na terça-feira (04/02/14) à noite quando os bombeiros locais e policiais de auto-estradas da Califórnia foram alertados para um acidente vários veículos na cidade de Chula Vista (EUA).Os bombeiros foram os primeiros a chegar ao local, onde eles estacionaram seus caminhões para que eles bloqueassem o tráfego em sentido contrário e atender as vítimas do acidente, informa o portal cbs8.com.
Quando a polícia chegou ao local de eventos, os bombeiros pediram para mover seus veículos fora das estradas ou a seriam presos. De acordo com a CBS, um agente teriou um caminhão de bombeiros para fora da cena com um paramédico a bordo antes que ele pudesse terminar fornecer ajuda médica para as vítimas do acidente. Enquanto isso, outro policial, por sua vez, ordenou ao bombeiro Jacob Gregoire, 36, para estacionar o carro fora dali. Gregoire, um veterano com 12 anos de serviço, se recusou e continuou a ajudar as vítimas do acidente, mas o oficial colocou algemas e o levou para um carro da polícia. O bombeiro foi preso por cerca de 30 minutos antes de ser liberado. Posteriormente, o chefe dos bombeiros de Chula Vista, Dave Hanneman afirmou em um comunicado e descreveu o comportamento da polícia local como “ridículo”, enquanto o presidente da União de Bombeiros, John Hess, Gregoire elogiou a atitude dos resgatistas. Os vídeos e imagens do incidente foram publicadas na internet e causaram muita polêmica entre muitos comentaristas, que não podiam acreditar no que tinha acontecido. 
O debate sobre o incidente girava principalmente em torno de quem estava certo legalmente. Falando ao “San Diego Union-Tribune Vice, o Chefe dos bombeiros da cidade, Steve Ricci, reconheceu que a auto-estrada da polícia da Califórnia tem jurisdição sobre estradas, no entanto, ressaltou que, os bombeiros chegaram ao local do acidente em primeiro lugar, e, inicialmente, tinha assumido o comando da situação. Aqui no Brasil já temos um conceito semelhante com origem justamente nos EUA, o SCI (Sistema de Controle de Incidentes), que busca dar primariamente aos agentes de segurança que chegaram primeiro no evento, a primazia sobre o gerenciamento do incidente. 
Esse método de gerenciamento de incidentes é usado há anos pelos norte-americanos, e busca justamente organizar o evento ou crise, inclusive com tarefas e funções específicas para cada guarnição que chegar posteriormente.
Tanto os agentes da polícia de rodovia como o corpo de bombeiros, se reuniram para discutir como lidar com tais situações no futuro. Em uma declaração conjunta, os dois departamentos referiram o evento de terça-feira como um “incidente isolado lamentável”, acrescentando que “não representa a forma como as nossas agências muitas vezes trabalham juntos em um objetivo comum.”




FONTE:Portal Somos Herois e actualidad.rt.com

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sou policial, e afirmo que, esse sujeito não é policial, mas um projeto ridículo de ditador! Aliás, redundante, pois todo ser humano com sentimental ditatorial, é de per si, ridículo!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.