CORPO DE BOMBEIROS INÍCIA ESCOLHA DE ORGANIZADORA

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já iniciou os preparativos para a escolha da empresa ou fundação organizadora de seu concurso público, autorizado no último dia 15 pelo governador Agnelo Queiroz. Nesta quarta-feira, dia 22, o secretário estadual de administração pública, Wilmar Lacerda, divulgou, em diário oficial, a portaria 61, que autoriza a instituição a contratar a banca que ficará responsável pela seleção. O documento também determina que o projeto básico do concurso seja avaliado pela secretaria, para que o edital possa ser elaborado em conjunto com o corpo de bombeiros.

A oferta será de 779 vagas, sendo 620 para soldados , 44 para oficiais e 115 para oficiais bombeiros combatentes do corpo de bombeiros militar nas áreas complementares e de saúde. Para todas as opções é necessário possuir curso de nível superior, mas para algumas será exigida formação específica, como nas áreas de saúde. A expectativa anunciada pelo setor de concursos da instituição é de que o edital seja divulgado no segundo semestre, mas com o início dos preparativos para a escolha da organizadora é possível que este prazo seja antecipado.
Embora o corpo de bombeiros não tenha divulgado a remuneração inicial dos cargos, sob a alegação de que poderão passar por alterações até a publicação do edital, os interessados podem ter ao menos uma ideia por meio do concurso anterior para soldados, realizado em 2011. Na ocasião, o inicial era de R$ 3.413,62 na segunda classe, passando para R$ 4.464,11 na primeira.
Além da escolaridade, para concorrer foi necessário possuir idade de 18 a 28 anos e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
Na ocasião, a organizadora foi o Cespe/UnB. A seleção contou com provas objetivas, exames de aptidão física, inspeção de saúde, avaliação psicológica e investigação social e funcional. A parte objetiva foi composta de 120 tópicos, sendo 70 de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos. Conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa, ciências da natureza e matemática e noções de informática e em conhecimentos específicos foram cobrados temas de noções de emergência pré-hospitalar, lei orgânica do Distrito Federal e legislação do CBMDF.

FONTE: JC CONCURSOS