MUNDO - DESABAMENTO EM MINA DEIXA TRÊS MORTOS E 25 SOTERRADAS

Pelo menos três pessoas morreram no desabamento de uma mina de ouro artesanal que operava de forma ilegal no departamento de Cauca, no oeste da Colômbia, enquanto as equipes de resgate trabalhavam sem descanso para resgatar entre 25 e 30 pessoas que ficaram soterradas.
"Conseguimos retirar três corpos, dois feridos foram transferidos" para o hospital, afirmou nesta quinta-feira à rádio Caracol Víctor Claros, comandante do Corpo de Bombeiros do departamento de Cauca.

Os corpos encontrados estavam a 20 metros de profundidade. Equipes de socorro continuam trabalhando na região e entre 25 e 30 pessoas permanecem presas no interior da mina, acrescentou Claros.
"É impossível que estejam com vida porque há terra e a lama em grande quantidade", declarou o comandante do Corpo de Bombeiros. "Acredito que é possível descartar que existam pessoas com vida", afirmou.
Segundo Claros, os mineiros trabalhavam nesta região próxima ao município de Santander de Quilichao quando um deslizamento de terra e lama os soterrou na noite de quarta-feira.
As equipes atuam em um túnel de 15 metros, declarou à AFP uma fonte oficial que pediu para não ser identificada.
Além disso, a fonte afirmou que a equipe de resgate é composta por agentes especializados apoiados por cães treinados.
Esse foi o segundo acidente com mineração na Colômbia em menos de uma semana. No sábado passado, no município de Buriticá, departamento de Antioquia (noroeste), quatro pessoas morreram devido à inalação de gás em outra mina ilegal.

FONTE: Correio Braziliense