Banner Acima Menu INTERNAS

HONRA DE SER BOMBEIRO - 02 DE JULHO DIA DO BOMBEIRO

Estar onde ninguém pode, fazer o que ninguém quer, para que outros possam viver.


Existem homens e mulheres que correm em direção ao perigo, enquanto outros correm na direção contrária.
Existem homens e mulheres que enfrentam o calor das chamas, as águas revoltas, os abismos, os rochedos gigantes e os perigos da incerteza, para salvar vidas alheias.
Existem homens e mulheres que arriscam a própria vida em defesa de riquezas que não lhes pertencem.
Existem homens e mulheres que vêm diariamente a sua imagem refletida nos olhos dos que em desespero, chamam por ajuda.
Existem homens e mulheres que não poupam sacrifícios no cumprimento do dever.
Estes homens e mulheres poderiam ser chamados de heróis, mas eu prefiro chamá-los de, Bombeiros.

Para ostentar esta farda, é preciso ter muito mais do que só sonhos, é preciso coragem para ir onde ninguém quer ir, para colocarem risco a vida por pessoas que nunca viu.
É preciso frieza para manchar a farda com sangue, das pessoas que ontem criticavam as nossas opções e zelar pela sua vida como se fosse a mais importante de todas.
É preciso saber que a mesma mão que se estende a pedir socorro, muito dificilmente se voltará a estender em sinal de agradecimento.
Não se pode gostar de natal nem de pascoa, de ano novo ou de Carnaval, pois enquanto o mundo festeja, os nossos olhos permanecem atentos e a alma sempre velando pela segurança daqueles que estão sob nossas asas.
Para ser bombeiro o corpo precisa de saber que não há diferença entre a madrugada fria, ou o verão quente, e que entre a água e o fogo... todos se igualam ao som das sirenes.
É preciso saber que não vai ficar rico, que vai trabalhar demais, que os fracassos serão fantasmas que nos vão perseguir para sempre, e o sucesso são nuvens que se dissipam ao amanhecer.
É preciso ser abnegado, um apaixonado pelo que faz, pois mesmo diante dos piores momentos, dos muitos bombeiros que já conheci, nunca vi algum que tenha por um só minuto, se arrependido da escolha que fez.
a sua esperança em nós, a nossa esperança em Deus”
Os super-heróis não existem, no entanto em toda a parte do mundo existem pequenos heróis, heróis que não possuem superpoderes, mas sim um enorme coração cheio de coragem.
Esses heróis chamados de bombeiros possuem um poder fundamental, que todos nós temos, mas só eles sabem usar, esses heróis não são como os dos filmes, eles possuem vidas mortais como qualquer um, no entanto arriscam a vida para salvar a de muitos.
Alguns até a própria vida perderam por coragem e amor ao próximo, mas por muitas vezes as pessoas só se lembram dos pequenos heróis, nas horas de aflição e desespero, e por vezes não se dão conta de como eles fazem falta. No fim quando derrotam o poder das chamas, seus poderes esgotam quase por completo.
Sem esses pequenos heróis, a segurança das pessoas seria outra, mas algumas pessoas, simplesmente não são gratas pela sua coragem e bravura.
Poderia simplesmente dizer que ser bombeiro é, possuir um treino adequado para combater incêndios, resgatar pessoas em situações de perigo ou socorrê-las em situação de doença, e ainda para salvar bens materiais. Mas estaria a ser redutor, era como se narrasse apenas metade de um filme de cinema.
Ser bombeiro é ficar ao dispor de conhecidos e desconhecidos que possam precisar de ajuda, em vez de ir a uma festa com os amigos, em vez de dormir em casa com a família, em vez de ter uma noite de repouso para ir trabalhar no dia seguinte. É escolher ir para o frio, vento e chuva, em vez de ficar à lareira numa noite de inverno, é escolher correr riscos e enfrentar o perigo e o medo, em vez de ficarmos no conforto e segurança do nosso lar.
De facto não é fácil ser bombeiro. Além de conhecimento que é preciso adquirir para que sejamos profissionais na nossa missão, é necessário sacrifício, dedicação e muita vontade de ajudar. Porque ser bombeiro, é também acalmar com palavras, carinho e sorrisos, é transmitir segurança e tranquilidade, é salvar desconhecidos com o mesmo carinho com que se abraça um amigo, é contrariar o desespero dos outros contendo as próprias lágrimas.
Seria injusto dizer que trabalhamos à troca de nada. Pois qualquer um de nós bombeiros sabemos apreciar as deleitosas recompensas: a felicidade de uma mãe que “deu à luz”, o entusiasmo com que um idoso nos conta a sua história e lição de vida, uma palavra, uma lágrima ou um abraço de agradecimento.
Não somos super-heróis porque não temos poderes mágicos, não somos anjos porque não temos asas, não somos inconscientes porque sabemos os riscos que corremos, somos homens e mulheres com muita força de vontade.
Ser bombeiro é mais do que realizar uma missão, é eternizar momentos com sentimentos.
Muitos são os que nos criticam, muitos são os que nos apontam o dedo, para esses eu deixo um pequeno texto daquilo que por nós passa:
Gostava que pudesses ver a tristeza de um homem, quando o trabalho da sua vida desaparece em chamas, ou uma família que regressa de viagem, e apenas encontra a sua casa e todos os seus bens destruídos.
Gostava que pudesses saber, o que é procurar por crianças num quarto incendiado com as chamas por cima da tua cabeça, as palmas das mãos e os joelhos a queimarem enquanto rastejas, o chão a ranger com o teu peso enquanto a cozinha arde mesmo por baixo de ti.
Gostava que pudesses compreender o horror de uma esposa, quando às 3 da manhã percebe que o marido não respira, dou inicio há reanimação na esperança de uma hipótese muito remota de trazê-lo de volta, sabendo intuitivamente que já é tarde demais. Querendo que a família soubesse que tudo foi feito.
Gostava que pudesses sentir o cheiro único de uma queimadura, o sabor da saliva com gosto a fuligem, sentir o calor intenso que passa através da proteção, o som dos estalos das chamas. A sensação de não conseguir ver absolutamente nada através do denso fumo, sensações que se tornam muito familiares para mim.
Gostava que pudesses compreender como nos sentimos ao ir para casa de manhã após passarmos a maior parte da noite suando com o calor do fogo de um incêndio.
Gostava que pudesses ler os meus pensamentos quando somos accionados para um incêndio numa habitação, será que é falso alarme, ou será um grande incêndio, que perigos esperam por nós, haverá alguém no seu interior ou será que já saíram todos?
Gostava que pudesses estar na sala de emergência, quando o medico decide anunciar a morte da linda menina de 5 anos que tínhamos estado a tentar salvar nos últimos 25 minutos, e que nunca irá ter o seu primeiro namorado, nem nunca mais dirá “gosto muito de ti manhã”.
Gostava que pudesses saber a frustração que sentimos na cabine do auto tanque, o motorista a pisar o acelerador a fundo, quando não conseguimos passar no cruzamento, as nossas mãos a tocar a sirene vezes sem conta, e mesmo assim no entanto vocês precisam de nós, e o primeiro comentário que fazem quando chegámos é: "demoraram tanto tempo a chegar".
Gostava que pudesses ler os meus pensamentos, enquanto ajudo a retirar uma senhora do seu veiculo todo retorcido, "e se fosse a minha mãe, a minha esposa ou o meu filho?"
Gostava que pudesses saber como é entrar em casa e olhar para a família, não tendo coragem para lhes dizer que quase não voltava para casa da ultima ocorrência.
Gostava que pudesses sentir os meus sentimentos quando as pessoas verbalmente, e às vezes fisicamente nos maltratam, ou subestimam o que fazemos, ou quando assumem a postura soberba e covarde "isto nunca acontecerá comigo".
Gostava que pudesses perceber a instabilidade mental, emocional e física, de refeições e sonos perdidos, a falta de atividade social.
Gostava que pudesses saber a irmandade que existe, a satisfação de ajudar a salvar uma vida, a preservar as coisas de alguém, a estar "lá" nos tempos de crise ou a criar a ordem quando existe um caos total.
Gostava que pudesses compreender quando temos uma criança a puxar-nos o braço e a perguntar: “a minha mãe está bem?” sem sequer conseguir olhar nos seus olhos, pois não podemos deixar cair uma lágrima. E o que é pior, é não saberes o que responder...
Gostava que pudesses saber que existem mais mil e uma dificuldade que todos os dias nos aparecem pela frente, mas, mesmo assim, continuamos prontos e preparados para socorrer quem precisa, de dia ou de noite, com sol ou com chuva, com calor ou com frio, diremos sempre "Presente" e nunca deixaremos ninguém para trás.
Gostava que pudesses saber que mesmo com todas estas dificuldades, continuamos a combater o flagelo dos incêndios florestais, chegando ao ponto de alguns de nós, perder a vida.
E mesmo assim, ainda existe quem nos critica, ou porque demoramos muito a chegar, ou porque devíamos ter enviado mais viaturas, ou então porque simplesmente, têm gosto em criticar-nos. Nunca se esqueçam que nós somos humanos como vocês, temos família como vocês, e temos sentimentos como vocês, e nada nos custa mais do que ver os bens de alguém perdidos no meio do fogo, ou ainda pior, ver alguém a perder a vida mesmo há nossa frente.
Por isso antes de nos criticarem, olhem bem há vossa volta e imaginem o do que seria do mundo sem os bombeiros.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sonho em vestir esta farda! Parabéns a todos os bombeiros!

    ResponderExcluir
  2. Parabens a todos os bombeiros.e para um em especial.meu AMOR.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.