BOMBEIROS CONTROLAM INCÊNDIO NA FLONA APÓS 7 HORAS

Após sete horas, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal conseguiu controlar o incêndio de grandes proporções às margens da Floresta Nacional de Brasília (Flona) neste sábado (23). O fogo próximo à DF-001 em Brazlândia começou volta das 9h e só foi controlado às 16h. As chamas consumiram 382,1 hectares de vegetação.

De acordo com os bombeiros, um homem foi preso nas imediações da floresta, suspeito de ter provocado o incêndio. O G1 entrou em contato com as polícias Civil e Militar, que não confirmam a prisão.
Pela manhã, a informação dos bombeiros era de que o fogo teria avançado sobre grande parte da Floresta Nacional. Segundo o sargento Josué Pontes, do 2º Grupamento de Bombeiro Militar, aeronaves que sobrevoaram o local identificaram que a maior área atingida não faz parte da Flona.
Ainda segundo os bombeiros, cerca de 40 militares atuavam no rescaldo do local pela tarde para evitar que as chamas retornassem. Aeronaves sobrevoavam o local para identificar a extensão do dano específico à Floresta Nacional.
Parte da Floresta Nacional já havia sido consumida por um incêndio de oito horas em 16 de julho deste ano. O fogo começou na entrada principal da área, às margens da BR-070, e chegou próximo à DF-001, onde ocorreram as chamas deste sábado.
Das 7h às 16h deste sábado, o Corpo de Bombeiros do DF já tinha registrado 86 focos de incêndio em toda a capital.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam aumento de 156% no número de queimadas no DF neste ano em comparação ao ano passado. Foram 123 ocorrências até 20 de agosto, contra 48 no mesmo período de 2013.