EM 9 DIAS, BOMBEIROS REGISTRAM 186 CHAMADOS DE INCÊNDIO NO DF

O Corpo de Bombeiros recebeu nos nove primeiros dias de agosto 186 chamadas de combate a focos de incêndio no Distrito Federal. Segundo a corporação, a baixa umidade relativa do ar ajuda a espalhar o fogo. Neste sábado, o índice chegou a 26%.
Pela tarde, uma equipe dos bombeiros foi mobilizada para conter um incêndio florestal perto do Jardins Mangueiral, em São Sebastião. Foi preciso usar abafadores e um avião para controlar o fogo. Durante todo o dia, foram 17 ocorrências.

A área queimada por incêndios florestais em junho no Distrito Federal aumentou 77,8% em comparação ao mesmo mês de 2013. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 395,16 hectares em 2014, contra 222,23 hectares no ano passado. Entre as principais causas para os incêndios está colocar fogo em lixo próximo de vegetação.

Estado de emergência
Na semana passada, a Defesa Civil declarou estado de atenção no Distrito Federal por causa da baixa umidade relativa do ar. Segundo o órgão, a Organização Mundial de Saúde indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A OMS recomenda decretar estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%.
"A temperatura está elevada, e a umidade do ar vem baixando nos últimos dias, o que pode ocasionar problemas de saúde à população do Distrito Federal. Por isso, decidimos, estabelecer o estado de atenção, como medida preventiva", disse o secretário de Defesa Civil, coronel Luiz Carlos Ribeiro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda que algumas medidas sejam tomadas em horários de baixa umidade, como, manter-se hidratado, comer alimentos leves, usar protetor solar e usar roupas leves. Além de usar bonés, chapéus e óculos escuros.
Na última terça-feira (6), as estações do Inmet registraram recorde de baixa umidade no DF em 2014, com 22% entre 14h e 15h. No mesmo dia, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para controlar 15 incêndios em dez regiões administrativas.