BOMBEIRO AMIGO LEVA CIDADANIA E CULTURA A COMUNIDADE

Atividades físicas, artesanato, coral, informática, dança e horta comunitária. Essas são algumas das iniciativas que as comunidades de Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Gama, São Sebastião e Guará desempenham no projeto Bombeiro Amigo, executado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Somando as seis cidades participantes do projeto, cerca de 2,5 mil pessoas entre 40 e 80 anos estão inscritas nas atividades. "É um trabalho que começou em 1999, mas atualmente recebe sua maior demanda. Nós procuramos não estabelecer pré-requisitos ou impor exigências para que mais pessoas nos procurem e venham participar das nossas oficinas", destacou o tenente-coronel Ferrari Júnior, coordenador do Bombeiro Amigo.
Os interessados em participar devem se dirigir ao agrupamento de bombeiro militar dessas cidades para realizar a inscrição. As atividades acontecem nos próprios quartéis ou em espaços públicos dessas regiões.
"Nós fazemos vários passeios também. O principal objetivo desse projeto é proporcionar a integração entre comunidade e corporação para que percebam que o quartel é um equipamento deles", destacou Ferrari Júnior.
Todas as atividades são executadas pelos militares, tendo em vista sua formação ou especialidade, como é o caso da oficina de ginástica, comandada por servidores formados em educação física.
Além das práticas que visam ao bem-estar físico e emocional, fazem parte da programação palestras educativas. Os temas sempre tentam sensibilizar os participantes sobre seus direitos, prevenção de doenças e acidentes.
"Tudo isso envolve a questão da qualidade de vida, e a melhora nessa qualidade é o mínimo que podemos oferecer à comunidade", finalizou o coordenador do projeto.

Mais informações pelo telefone: 3901-7926.

Fonte: Agência Brasília