ÔNIBUS TOMBA E DEIXA MAIS DE CINQUENTA FERIDOS EM SOBRADINHO

Após 40 dias de seca no Distrito Federal, a chuva voltou provocando problemas e acidentes no trânsito. Um ônibus da empresa Viação Piracicabana sofreu uma derrapagem, seguida de tombamento, na tarde desta quarta-feira (3) na BR-020, saindo de Planaltina sentido Plano Piloto.

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Luciano Guimarães Franco, os 57 passageiros do transporte sofreram ferimentos e duas vítimas ficaram em estado grave. Uma delas, uma jovem de 17 anos, teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital de Base com suspeita de fratura na coluna. As demais vítimas foram encaminhadas para os Hospitais Regionais de Planaltina, Sobradino e Paranoá.
Assustado com o acidente, o aposentado Geraldo Batista de Almeida, 70 anos, buscou ajuda logo que presenciou a cena. “Eu passava por aqui quando vi toda a movimentação. Assim que eu vi o acidente eu já liguei para os bombeiros e também ofereci ajuda aos que estavam no gramado”, conta.
O vendedor Elielton dos Santos Costa, 28 anos, presenciou o momento do acidente e auxiliou as vítimas até a chegada do atendimento. “Eu ajudei a retirar praticamente todas as pessoas do ônibus. A maioria delas estavam machucadas. Um outro rapaz estava me ajudando a colocar as vítimas no gramado próximo ao véiculo até os Bombeiros chegarem”, afirma.
Muitos passageiros chegaram no mesmo estado que o jovem estudante Jonatas Thiago, 16 anos, que sofreu leves ferimentos e foi liberado do atendimento. “Sofri ferimentos no peito, costas e joelho, sentia muitas dores. Após a análise médica não tive maiores problemas e pude ser liberado”, explica.
Ainda segundo os Bombeiros, a principal causa do acidente foi a pista escorregadia por conta da chuva, porém, apenas o laudo policial irá apontar o motivo do tombamento. De acordo com relatos do motorista do ônibus, ele vinha na velocidade da via, 70Km/h.

Auxílio da empresa
O representante e fiscal da empresa Piracicabana, Adriano Oliveira, compareceu ao Hospital de Base do DF para prestar auxilio às vítimas. “Estaremos à disposição e prestando socorro às vítimas do acidente em Sobradinho e estaremos avaliando as principais causas do ocorido”, informa.
A resportagem do Jornal de Brasília entrou em contado com a administração da empresa, porém, não houve retorno até a publicação desta matéria.

Chuva provoca mais acidentes
Além do tombamento do ônibus na BR-020, mais outros dois acidentes - na mesma via - foram provocados por conta da forte chuva. O primeiro acidente registrado aconteceu por volta de 16h20, na subida para Sobradinho, onde houve a colisão de dois veículos.
Já o segundo acidente registrado nesta tarde, foi por volta das 17h, ocorrendo o engavetamento de três carros também na subida para Sobradinho. Não foram reportadas vítimas em nenhum dos acidentes. O trânsito ficou complicado na via a partir das 16h.
A Polícia Rodovíária Federal orienta os motoristas para a cautela na hora de dirigir sob a chuva. Manter a velocidade da via ou abaixo, parar quando não houver visibilidade, evitar vias inundadas, usar o desembaçador e manter a distância de outro veículo são algumas das precauções que os motoristas devem aderir para evitar acidentes de trânsito em época de chuva.

FONTE: Jornal de Brasilia