NOTA DE ESCLARECIMENTO - DEFESA CIVIL / CBMDF

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e a Defesa Civil esclarecem que não emitem nenhum tipo de alerta via aplicativo "whatsapp".
Segue o alerta da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para o período chuvoso.

Para período chuvoso do Distrito Federal, entre os período de outubro e abril, está prevista a manifestação de fenômeno meteorológico de natureza grave. As características desse fenômeno são chuvas intensas, isoladas e de curta duração, associadas a ventos fortes de rajada com velocidade de até 90 Km/h, à tarde e no início da noite.
O impacto das chuvas tem ocasionado severos danos e perdas aos equipamentos públicos e privados e, não menos diverso, à integridade e ao patrimônio da comunidade. Por conta disso, a Defesa civil do Distrito Federal orienta a população a terem os seguintes cuidados:

Antes das chuvas
- Providencie a poda ou corte de árvores próximas a residências, com risco de queda. (Procure o Departamento de Parques e Jardins da Novacap ou a Administração Regional);
- Conserte as falhas no telhado. Troque as telhas quebradas, reforce os pinos de fixação ou as madeiras;
- Isole a fiação elétrica;
- Não acumule lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, os mesmos vão parar nos bueiros ou bocas-de-lobo causando entupimentos.

Durante as chuvas
- Se o nível da água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro. Se estiver ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores. Elas atraem raios e seus galhos podem cair.

Logo depois das chuvas
- Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação. Isso traz sérios riscos à sua saúde.
- Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto circuito.

No trânsito
- Dirigir sob chuva forte requer dos motoristas cuidados adicionais e uma atenção maior.
- Procure um local alto e espere o nível de água baixar;
- Não pare o carro próximo a árvores ou postes. Há risco de não resistirem ao vento e cairem sobre o carro. Os fios dos postes podem ainda arrebentar, provocando acidentes com choques;
- Não ande ao lado de caminhões e ônibus. A marola provocada por eles pode inundar o seu carro;
- Ao atravessar poças, mantenha aceleração contínua, em primeira marcha;
- Diminua a velocidade e procure aumentar a distância do veículo da frente;
- Não passe com seu veículo em vias em que não é possível visualizar parte do meio fio;
- Sintonize o rádio do carro nas emissoras que estejam orientando os motoristas.

CUIDADO: poças d’água podem ocultar buracos.

Chuvas acompanhadas de raios.

Se estiver em casa:
- Use somente telefone sem fio;
- Fique distante de tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
Se estiver na rua:
- Evite segurar objetos metálicos longos como varas de pescas e tripés;
- Pipas ou aeromodelos com fio devem ser evitados;
- Evite andar a cavalo;
- Saia da água em piscinas, córregos, rios e lagos.

Outras recomendações para evitar acidentes com raios:
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, tais como:
- Celeiros.
- Tendas ou barracos;
- Tratores, motocicletas ou bicicletas;
- Campos de futebol;
- Quadras de tênis;
- Estacionamentos;
- Alto de morros ou topos de prédios;
- Cerca de arames, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

NUNCA SE ABRIGUE DEBAIXO DE ÁRVORES
Seja rápido na iminência de inundações, alagamentos, desabamentos e soterramentos:

- Abandone sua residência nos casos de maior gravidade (havendo muita infiltração, algum barulho estranho, rachaduras nas paredes, etc.);
- É preferível perder bens à vida;
- Saia de casa, caso more às margens de córregos ou próximo a encostas;
- Procure manter a calma acima de tudo;
- Providencie a evacuação do local e retirada das pessoas que ainda estejam correndo risco;
- Providencie socorro às vitimas através dos bombeiros;
- Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas;
- Há riscos sérios nas correntezas de vias, córregos e rios porque são violentas e carregam objetos cortantes e perfurantes, além do risco de se carregado por ela;
- Coloque etiquetas ou identifique os móveis de alguma forma caso tenha que ser transportado para um abrigo;
- Ensine sua família a proteger-se. Converse sobre estes conselhos.

Ligue em primeiro lugar para os bombeiros (Telefone 193).

Fonte: CBMDF