NOVO CONCURSO DO CBMDF 2015/2016

A Comissão Permanente de Concursos (COPEC) do CBMDF informa que tramita nos setores competentes da corporação o processo de contratação dos novos concursos das carreiras de praças e de oficiais bombeiros militares.
O projeto institucional do Comando do CBMDF abrange um total de 779 (setecentos e setenta e nove) vagas, para os anos de 2015 e 2016, assim distribuídas:

a) Oficiais do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes – 115 (cento e quinze) vagas;
b) Oficiais do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Complementar – 20 (vinte) vagas;
c) Oficiais do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Médicos – 20 (vinte) vagas;
d) Oficiais do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Cirurgiões-Dentistas – 04 (quatro) vagas;
e) Soldados da Qualificação Bombeiro Militar Geral Operacional (QBMG-1) – 448 (quatrocentos e quarenta e oito) vagas;
f) Soldados da Qualificação Bombeiro Militar Geral Condutor e Operador de Viaturas (QBMG-2) – 112 (cento e doze) vagas;
g) Soldados da Qualificação Bombeiro Militar Geral de Manutenção (QBMG-3/Veículos e Equipamentos/Materiais) - 55 (cinquenta e cinco) vagas.
h) Soldados da Qualificação Bombeiro Militar Geral de Manutenção (QBMG-3/Aeronaves e Equipamentos/Materiais) – 05 (cinco) vagas.
A COPEC informa ainda que, desde o último concurso realizado pela corporação, em 2011, foram incorporados, dentre oficiais e praças, 1.373 (mil e trezentos e setenta e três) militares.
Os novos militares foram submetidos à formação profissional específica e colocados à disposição da comunidade do Distrito Federal, lotados nas diversas unidades de áreas fim e meio do CBMDF, nos anos de 2012, 2013 e 2014.
Demais informações serão disponibilizadas oportunamente neste sítio institucional da Corporação.

Fonte: Comissão Permanente de Concursos (COPEC) do CBMDF.

1. Olá! Tenho certificado de nível superior, posso fazer este concurso?
    Pois a lei que cria o cargo de soldado do CBMDF exige apenas nível superior e não graduação...

Respostas
    1. Boa noite, sou cabo do cbmdf, vc podera ingressar nas fileiras do cbmdf com qualquer graduaçao desde seja reconhecida pelo mec, a menos que seja para oficial complementar ou medico que exige graduaçao especifica.

2. Ola, e quanto a idade do candidato? Poderá concorrer candidato com 30 anos?

Respostas
    1. Boa noite, o ultimo concurso exigiu idade maxima de 28 anos para soldado e oficial combatente, porem 30 anos para oficial complementar e medico, nao sei como vira o proximo concurso.

2. A Lei 12.086 diz:
      “Art. 11. Para matrícula nos cursos de formação dos estabelecimentos de ensino bombeiro militar, além das condições relativas à nacionalidade, idade, aptidão intelectual e psicológica, altura, sexo, capacidade física, saúde, idoneidade moral, obrigações eleitorais, aprovação em testes toxicológicos e suas obrigações para com o serviço militar, exige-se ainda a apresentação, conforme o edital do concurso, de diploma de conclusão de ensino superior, reconhecido pelos sistemas de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal.

§ 1o A idade mínima para a matrícula a que se refere o caput é de 18 (dezoito) anos, sendo a máxima de:

I - 28 (vinte e oito) anos para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes e o Quadro Geral de Praças Bombeiros Militares;

3. Boa tarde
    Estou ansioso por este concurso e estudando faz tempo. Estou preocupado com a questão da idade já que está enrolado pra publicar este edital. Gostaria de saber se o limite da idade se aplica a data do concurso ou a data da matrícula.
    Aguardo retorno.

Respostas
    1. Boa noite, sou cabo fo cbmdf, com base no ultimo concurso exigiu-se ter 28 anos no ato da matricula para o curso de formaçao, nao posso te afirmar se muda ou nao o procedimento no proximo concurso.

4. Boa tarde,
    Gostaria de saber de se o Concurso CBMDF sairá no primeiro semestre de 2015 ou no segundo semestre??

ResponderExcluir
  5. Excelente post! Estou aguardando ansiosamente pela publicação do edital. Existe a possibilidade de sair ainda esse ano? O que vocês tiverem de informações sobre esse certame, não deixem de publicar! Estou sempre de olho no site. Obrigado.

ResponderExcluir
  6. Boa noite, eu gostaria de saber se no ano de 2016 vai ter vagas para músicos no concurso?

ResponderExcluir
  7. Boa noite, eu gostaria de saber se 2016 vai ter vagas para músicos no concurso?

ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

ResponderExcluir
  9. boa tarde, terá vaga para fisioterapeuta no concurso de 2016?

10. Boa tarde,
    terá concurso para esse ano de 2016?

ResponderExcluir
  11. Bom dia! Ha possibilidade de alteração do limite idade máxima para ingressar com praça nesse próximo concurso?

ResponderExcluir
  12. A idade ira mudar para 30 ou 28 na inscrição?

ResponderExcluir
  13. Existe alguma proposta de mudança da idade limite para ingresso no CBMDF?

ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

ResponderExcluir
  15. E preciso CNH categoria D para ser um soldado?

ResponderExcluir
  16. Boa noite, sou praça PMDF e tenho a seguinte dúvida: a idade limite de 28 anos para o CFO se aplica no meu caso?

17. Lillian Camargosdomingo, 05 junho, 2016

Sou formada em TI e faço 29 anos em outubro de 2016. Existe uma chance de eu conseguir ser chamada caso eu passe na prova?

ResponderExcluir
  18. qual a idade máxima ate a data da inscrição cbmdf?? alguém pode me responder obriagado.

ResponderExcluir
  19. Vou terminar a faculdade no final de 2018, sera que eu passando tenho chance de entrar?

ResponderExcluir
  20. Boa noite faço 29 anos em 2017, posso participar?

Obrigado pela sugestão.