CURSO DE SALVAGUARDA E SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ASCOP) foi representado por seis (06) Bombeiros Militares, oficiais e praças, no Curso de Salvaguarda e Segurança na Abordagem de Trabalhos de Campo das Nações Unidas (Safe and Secure Approaches in Field Environments).
Com aulas teóricas e práticas e a participação de 21 alunos dos seguintes órgãos: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO); Organização Internacional do Trabalho (OIT); CBMDF; PMDF; e Exército Brasileiro.

O curso foi coordenado pelo Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) no período de 18 a 20 de novembro de 2014, realizado em tempo integral nas dependências do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), no Setor Militar Urbano.
O objetivo do curso foi de fortalecer as relações entre as instituições e promover maior cooperação técnica e cultural.
As disciplinas abordadas foram as seguintes:
• Sistema de gerenciamento de segurança da ONU;
• Operações das Nações Unidas no Brasil e framework of accountability (quadro de responsabilidades);
• Sistema das Nações Unidas (ONU) e o Departamento de Salvaguarda e Segurança (UNDSS);
• Modelo da ONU de gerenciamento e análise de risco de segurança (security risk assessment - SRA);
• Conduta durante tiroteio, assalto, falsa blitz em áreas cobertas ou abrigos;
• Regras de sobrevivência para reféns em situações de seqüestro e de técnicas de primeiros socorros.

Participantes CBMDF:
- 2ª Ten. QOBM/Comb. PAULA TIEMY Nogueira, matr: 1919363, 11º GBM;
- 2º Ten. QOBM/Comb. HUGO da SILVA Melo, matr: 2910732, GPRAM;
- 2º Ten. QOBM/Comb. ULISSES Sebastian Ziech, matr: 2594351, 1º GBM;
- 1º Sgtº QBMG-2 ÉDER PEREIRA de Carvalho, matr: 1404350,GBS;
- 3º Sgtº QBMG-1 VALDÉRIO VELOSO Costa, matr: 1404503, Assessoria de Relações Internacionais – ASCOP-GabCG;
- CB QBMG-1 NAIRA Oliveira de Moraes, matr: 1920834, Proteção Civil, 2º GBM.
Fonte: CBMDF