GRAVE ACIDENTE ENTRE CAMINHÃO E ÔNIBUS DEIXA 8 FERIDOS

Um caminhão colidiu com a lateral de um ônibus da Viação Pioneira deixando pelo menos 8 pessoas feridas, duas delas em estado grave. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o grave acidente ocorreu por volta das 6h30 desta quarta-feira (26/11), no final do Lago Norte, na saída do Paranoá. Os veículos seguiam em sentido contrário. O ônibus, que ia rumo ao Plano Piloto, levava cerca de 40 pessoas, algumas em pé.

Mais cedo, os bombeiros haviam informado que uma das vítimas teve o braço amputado. No entanto, por volta das 8h, a corporação confirmou que uma senhora teve uma fratura exposta, mas não confirmou a amputação. A vítima foi levada de helicóptero para o Hospital de Base de Brasília (HBDF). Outra mulher, de cerca de 40 anos, teve uma hemorragia na cabeça e também foi levada para lá. Os demais passageiros foram levados para os hospitais do Paranoá e Sobradinho, sentindo dores e com ferimentos leves.

O motorista do caminhão, Edson Ferreira, 48 anos, afirmou à reportagem que levava a esposa e o filho para a fisioterapia, no Hospital do Paranoá. Ele disse que o caminhão, fabricado em 1974, não estava carregado, mas que uma peça do eixo quebrou e a roda se soltou. Segundo ele, após perder o controle do veículo, ainda conseguiu desviar de alguns carros, mas não conseguiu evitar o choque com o ônibus. Edson Ferreira afirma que a revisão do veículo está em dia.
Wilson Wanderley Santos, 45, era quem dirigia o ônibus. Ele relata que ouviu o estouro da roda e viu o momento em que o caminhão ficou de frente para o ônibus. Desesperado, ele jogou o veículo para fora da pista. Exercendo a profissão há 15 anos, ele contou que nunca havia passado por uma situação tão grave como essa. “Dei sorte. Se estivesse de frente eu poderia estar morto agora”.

Herói

Um dos passageiros, o encarregado José Martins da Silva, 39, ainda estava em estado de choque. Ele disse que tudo aconteceu muito rápido, mas ressaltou a atitude do motorista do ônibus, que conseguiu desviar parcialmente do caminhão, evitando uma colisão frontal. “Ele foi um herói”, elogiou. Morador do condomínio Del Lago, ele seguia no ônibus para o trabalho, na Asa Norte.
Com a força da batida, o caminhão foi parar em um barranco na lateral da via, a cerca de 200m do ônibus. A lateral do coletivo ficou bastante danificada, com alguns vidros quebrados. Nove viaturas e um helicóptero do Corpo de Bombeiros foram acionados para socorrer as vítimas. Equipes da Polícia Militar e da perícia da Polícia Civil também seguiram para o local. Os bombeiros jogaram terra em alguns pontos da pista, onde vazou óleo do veículo.

Fonte: Correio Braziliense