VAM DE TRANSPORTE PIRATA CAPOTA NO EIXO MONUMENTAL E DEIXA 8 FERIDOS

Uma van capotou na tarde desta segunda-feira (3) no Eixo Monumental, na altura do Centro de Convenções de Brasília, sentido Esplanada. Segundo o Corpo de Bombeiros, oito pessoas ficaram feridas, entre elas o motorista, que saía do Setor Militar Urbano para a Rodoviária do Plano Piloto. Uma possível causa do acidente é que a suspensão tenha se soltado, segundo o Detran

Entre os passageiros estava o soldado Wanderson Costa, que não se feriu. Ele diz que o veículo era um transporte pirata e carregava cerca de 20 pessoas, todas sem cinto de segurança. “A sensação foi de que o pneu estourou, mas depois percebemos que foi a suspensão. A van começou a balançar, tombou e foi arrastada até bater no acostamento.”

Começou a sair muita fumaça, mas ainda bem que conseguimos tirar todo mundo. Na hora foi um pânico. Quando girou, demos sorte de ninguém ter atingido [a van]”, afirma Costa, que diz conhecer o motorista. O passageiro declarou que não vai mais pegar transporte pirata. “Às vezes a pressa não compensa.”
O Detran informou que a capacidade da van é de 15 pessoas. Os documentos do veículo estão regulares, segundo o órgão. “A gente não conseguiu identificar quem é o condutor. Não tem como fazer autuação porque não houve flagrante”, diz a auditora fiscal de trânsito Karina Carvalho.
A perícia da Polícia Civil chegou por volta das 19h30. Quatro das seis faixas do Eixo Monumental, no sentido Congresso, foram fechadas para o trabalho dos policiais. Houve congestionamento.
O veículo foi levado ao pátio do Detran. Os feridos foram encaminhados ao Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte e Hospital das Forças Armadas. Uma vítima teve de ser socorrida pelo helicóptero dos bombeiros.