Banner Acima Menu INTERNAS

ACIDENTES DOMÉSTICOS - CUIDADO COM ENERGIA ELÉTRICA

O CBMDF alerta sobre os riscos de acidentes e prejuízos envolvendo surtos elétricos de todos os tipos.
Primeira dica: Quando for trocar lâmpadas, instalar ou dar manutenção em chuveiros e outros equipamentos ligados permanentemente à rede elétrica, é necessário desligar a chave da energia na caixa de distribuição.
Segunda dica: o uso exagerado do chamado “T” ou Benjamim e extensões em geral é muito perigoso, pois pode causar sobrecargas elétricas, podendo também chegar a causar acidentes graves devido ao super aquecimento de componentes que culminam e curtos-circuitos e até incêndios. É recomendado o uso de réguas, que é dotado de 8 tomadas e os devidos certificados de segurança. Dessa forma, além de conseguir utilizar vários aparelhos ao mesmo tempo, você garante proteção e vida longa dos seus eletroeletrônicos.

Terceira dica: Não use jamais aparelhos eletroeletrônicos durante o banho. Logo após sair do chuveiro também é um momento perigoso para se usar secadores, barbeadores elétricos e pranchas alisadoras. A água é um excelente condutor de corrente elétrica, sendo assim, o seu corpo molhado também conduzirá energia, causando um grave acidente.
Quarta dica: Crianças são curiosas e muito ativas. Existem tampas (normalmente feitas de material plástico) para impedir que os pequenos introduzam seus próprios dedos e utensílios metálicos nas tomadas, valem a pena pela prevenção.
Outros perigos para as crianças são fios soltos ou desencapados, fios sem a devida proteção de canaletas e aparelhos elétricos abertos ou em funcionamento sem adultos por perto. Todo o cuidado com crianças é pouco!
Quinta dica: Um erro comum é a confusão entre tomadas de 110v ou 220v, principalmente em hotéis e viagens, quando não se tem certeza de que tipo de rede elétrica existe no local. Procure sempre ter certeza da voltagem da rede elétrica e prefira aparelhos bivolt, que funcionam tanto em 110v quanto em 220v.
Sexta dica: Ao comprar ou alugar uma nova casa ou apartamento, é bom verificar a voltagem e as condições gerais das instalações elétricas. De qualquer forma, uma vistoria anual é mais do que necessária para a manutenção preventiva da rede elétrica na residência, o que pode evitar acidentes e prejuízos materiais, além de muito transtorno e dor de cabeça para locatários e proprietários.

Outras dicas de segurança relacionadas à eletricidade:
Lâmpadas incandescentes podem chegar a 600 graus Celsius! Por isso, jamais deixe materiais inflamáveis próximos a este tipo de lâmpada. Aliás, lâmpadas incandescentes consomem muito mais energia do que as compactas e fluorescentes. Fazer a troca compensa em economia de energia e em durabilidade, diminuindo a frequência das trocas.
Jamais tente apagar fogo na rede elétrica ou em aparelhos eletroeletrônicos com água! Nestes casos, deve ser usado um extintor de incêndio da classe C.

Procedimentos em caso de choque elétrico:
Desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral se houver algum problema nas instalações internas da casa;
Providencie socorro imediatamente, ligando para o Corpo de Bombeiros, pois é preciso ser rápido. Os primeiros minutos após o choque são vitais para o acidentado;
Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se existe passagem de eletricidade;
Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda, etc;
Ao carregar a vítima, tome muito cuidado para não complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.

FONTE: CBMDF

Postar um comentário

0 Comentários