TEMPORAL CAUSA TRANSTORNO NO DF

Um temporal surpreendeu brasilienses na manhã desta quinta-feira (29/1). A forte chuva complicou o trânsito em todo o Distrito Federal e causou transtornos. Ao menos três acidentes foram registrados pelo Corpo de Bombeiros. Em um deles, no Eixão, na altura da 105 Norte, o motorista de uma caminhonete Hilux perdeu o controle da direção, rodou na via e capotou depois de bater em dois carros. O homem, de 55 anos, foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) com dores no peito. Outras três pessoas, duas mulheres e um homem, também se feriram, mas foram atendidas no local e passam bem. Com o acidente, um grande congestionamento se formou na pista, até a altura da 112 Norte, sentido Sul. O tráfego foi desviado para a via no sentido contrário, que foi transformada em pista dupla para que os veículos conseguissem circular

Outros dois acidentes foram registrados na Estrada Parque Taguatinga (EPTG): No primeiro, na altura do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), um engavetamento envolvendo ao menos três veículos e uma moto deixou um ferido. Por volta das 9h30, o condutor de um Gol vermelho, Marcos Oliveira, 31 anos, afirmou que o trânsito parou e ele não conseguiu frear, batendo no carro à frente, um Pólo preto. Outro condutor, que vinha atrás em um Pálio, também não conseguiu parar e bateu no Gol. Um motociclista, de cerca de 30 anos, seguia pelo corredor e também não pode desviar: acabou batendo na traseira do Palio. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para um hospital com fratura exposta no membro inferior direito. Três faixas foram interditadas para o socorro da vítima e para a realização da perícia, que chegou às 10h50 ao local.
No segundo, na altura do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), dois carros bateram. Há vítimas no local, mas não foi informado o estado de saúde delas.
Os motoristas que não evitaram tesourinhas na Asa Norte encontraram os habituais problemas, com congestionamento e alagamentos, além de árvores caídas. Um grande galho impediu a passagem dos carros no estacionamento do Hemocentro. Segundo informações da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), uma grande área próximo a Fonte Luminosa está alagada, o que

Retenções
A chuva forte causou reflexos no trânsito de toda a cidade durante a manhã. Por conta das pistas molhadas, os veículos reduziram a velocidade e vários pontos de retenção atrapalharam a chegada ao centro da capital. Na Estrutural, onde a inversão de faixas já foi desfeita às 9h, por volta das 9h40 o trânsito estava muito intenso no sentido Plano Piloto. Na EPTG, a retenção ocorria desde o centro de Taguatinga, onde a velocidade média era de 21km/h, segundo o aplicativo Waze.

A saída do Recanto das Emas, Samambaia e arredores também foi complicada para quem seguia pela BR-060 e pela EPNB, onde veículos ficaram retidos na altura do Riacho Fundo I. Há congestionamento nas saídas de Valparaíso e de Santa Maria, pela BR-040, onde o trânsito não passa dos 5Km/h. A chegada ao centro da capital também exige paciência. O excesso de carros provoca filas e o tráfego segue com média de 15km/h.

Aeroporto JK
Por conta da chuva, o Aeroporto Internacional de Brasília opera com o auxílio de instrumentos desde às 8h27. Segundo a Inframerica, concessionária que administra o terminal, o procedimento não alterou o fluxo de decolagens e pousos. Todos os voos programados para esta manhã cumprem o horário programado.

Mais água
E se depender da meteorologia, o período chuvoso deve continuar até o fim de semana no Distrito Federal. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de pancadas de chuva, serão registradas trovoadas em pontos isolados da cidade nesta quinta-feira (29/1). O céu fica de nublado a encoberto.
Para esta sexta-feira (30/1), a tendência é a mesma. A temperatura deve variar entre 17ºC e 27ºC e a umidade relativa do ar entre 95% a 60%. Nesta quarta-feira (28/1), no último temporal registrado no DF, o trânsito ficou complicado, vias ficaram congestionadas e acidentes foram registrados, além dos habituais alagamentos. Os fortes ventos derrubaram árvores e estruturas em estacionamentos da Asa Norte.
Fonte: Correio Braziliense