ÔNIBUS SÃO INCENDIADOS NO SOL NASCENTE EM PROTESTO À REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Moradores do Sol Nascente, em Ceilândia, incendiaram dois ônibus do transporte público coletivo na manhã desta quinta-feira (5/2), na entrada da Vila Madureira, em protesto ao segundo dia de reintegração de posse de duas áreas da região. As informações são da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), do Corpo de Bombeiros, que deslocou carros da corporação para combater as chamas no local. Os manifestantes também atearam fogo em pneus.

Os ânimos estão acirrados. Por volta das 12h30, eles formaram uma barricada com um caminhão. Armados com pedras, estilingues e coquetéis molotov, eles enfrentaram a polícia. Acionado, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) fez os manifestantes recuarem

Desde a manhã de quarta-feira (4/2), funcionários da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), com o apoio da Polícia Militar, fazem a derrubada de construções na localidade. Ontem, 25 edificações foram retiradas da invasão.

Na ocasião, foram carregados 10 caminhões de entulho. Cerca de 600 trabalhadores atuaram na operação de quarta. Ninguém foi preso. Cerca de 400 famílias moram nesses terrenos. Elas receberam a opção de irem para abrigos ou voltarem para o estado de origem. A maioria, contudo, foi para casa de parentes.

O GDF tem como objetivo recuperar, drenar e pavimentar a região do Sol Nascente. Por isso, é necessária a retirada das construções. Durante o protesto desta quarta, os moradores fizeram barricadas, queimaram pneus e tomaram caminhões, um deles do serviço de limpeza urbana. Além disso, houve confronto com a polícia. Uma pessoa passou mal e teve de ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
Fonte: Correio Braziliense