PROJETO CÃO GUIA

O CBMDF, através da Assessoria de Programas Sociais (APROS), desenvolve em parceria com a ABA (Associação Brasiliense de Ações Humanitárias), o projeto Cão Guia que tem como objetivo o treinamento específico de cães que servirão com guias para pessoas cegas.

Dentro de uma estrutura apropriada os cães passam por um processo amplo em diversas etapas:
- seleção genética de matrizes (fêmeas) e reprodutores (machos);
- reprodução e nascimento assistidos;
- socialização dos filhotes;
- seleção dos animais compatíveis com a finalidade;
- treinamento específico para a função de cão guia;
- adaptação ao deficiente visual; e,
- finalmente, a entrega do animal ao seu utilizador.
O Projeto Cão Guia está localizado no Setor Policial Sul, no complexo da Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (ABMIL). Com uma área de 7.000 m² fica próximo à Estação do Metrô Asa Sul e Terminal Rodoviário. O local é privilegiado, do ponto de vista da acessibilidade para os usuários do Projeto. O canil simula o mesmo ambiente hostil das cidades, oferecendo boa parte dos obstáculos que existem nelas, como caixas de correios, orelhões, praças e bancos, faixas de pedestres, hidrantes, caixas de esgotos e desníveis de calçadas e de ruas - uma espécie de mini-cidade, com objetivo de tornar o mais real possível o treinamento do deficiente visual com o cão-guia.

O Centro de Treinamento dispõe, ainda, de um Centro de Reprodução, Treinamento e Adaptação de cães-guia, com instalações próprias, contendo boxes de contenção, treinamento de quarentena, clínica-médica veterinária, maternidade, alojamentos e um centro de lazer para os cães.

Atualmente, nove cães estão em treinamento avançado, com entrega programada para meados de julho e outros dez filhotes foram entregues às famílias voluntárias para socialização. Dessa forma, o Projeto tem contribuído de forma singular para questão da acessibilidade no nosso país.
Fonte: CBMDF