SOLENIDADE DE ABERTURA - OPERAÇÃO VERDE-VIVO

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal convida a todos para o ato solene de início da Operação Verde-Vivo no Distrito Federal, que ocorrerá às 09h do dia 20 de março na entrada do Jardim Botânico de Brasília.
Esta Operação ocorre desde 2003, e tem por objetivo otimizar os esforços do CBMDF nas ações que visam minimizar os danos causados pelo fogo ao meio ambiente. O emprego dos recursos humanos e materiais é racional, de acordo com a elevação progressiva do número de incêndios florestais ao longo dos meses em que nossa cidade sofre com a alta temperatura e a baixa umidade do ar.

A operação está dividida em 5 fases, que vão desde as atividades de instrução para os bombeiros, realização de campanhas educacionais e ações preventivas até as ações de combate aos incêndios. Seu fim se dará na primeira quinzena de novembro, quando historicamente ocorre um aumento do índice pluviométrico e consequentemente uma diminuição do risco de incêndios.
Participam deste trabalho, em conjunto com o CBMDF, o Instituto Brasília Ambiental - IBRAM, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO, Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMAR/DF, CAESB, NOVACAP, FORÇAS ARMADAS, PMDF E DEFESA CIVIL do DF.
Fonte: CBMDF