CORPO DE BOMBEIRO CAPACITA TROPA E ESTIMULAM PREVENÇÃO A QUEIMADAS

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal realiza a partir deste mês uma operação para sensibilizar moradores de áreas rurais a prevenir queimadas e capacitar soldados a combater o fogo. Batizada de Verde-Vivo, a iniciativa se estende até novembro, mas tende a se intensificar em agosto e setembro, auge da seca.
"Nosso objetivo é otimizar o emprego de recursos humanos e materiais à medida que se eleva a quantidade de incêndios, minimizando os danos causados ao meio ambiente", explica o comandante da operação e do Grupamento de Proteção Ambiental, tenente-coronel Glauber de La Fuente.

Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que o DF possui 390 mil hectares em zona rural. De junho a outubro de 2014, o Corpo de Bombeiros atendeu a 3.647 ocorrências de incêndios em áreas florestais e rurais. A quantidade equivale a 87% dos chamados atendidos durante todo o ano.
O cronograma prevê cinco fases. A primeira, até 16 de abril, é de treinamento dos soldados. Na sequência, até junho, haverá campanhas educativas voltadas à sociedade, seguidas de palestras de prevenção em julho.
A etapa seguinte começa em agosto, quando ações de combate aos focos serão intensificadas de acordo com o aumento da temperatura e a queda na umidade do ar. Na última etapa, a partir de outubro, a campanha passa por uma desmobilização gradual.
Além dessas ações, abafadores serão deixados com moradores das zonas rurais para que eles apaguem pequenos focos e ajudem a evitar que as chamas se alastrem. Cerca de 200 militares do Grupamento de Proteção Ambiental iniciam a operação. Quando a umidade cair e os focos de incêndio ficarem mais constantes, esse número deverá chegar a 2 mil.
De acordo com o tenente-coronel La Fuente, 2015 deverá ser um ano atípico já que os meteorologistas preveem a chegada do El Niño — fenômeno que afeta o clima em diversas regiões do planeta por meio do aquecimento das águas do Oceano Pacífico.

"Suas consequências podem potencializar os efeitos da seca, elevando ainda mais a possibilidade de queimadas", afirma o representante do Corpo de Bombeiros.