Banner Acima Menu INTERNAS

INCÊNDIO EM TANQUES DE COMBUSTÍVEIS CHEGA AO 3º DIA

Novas explosões foram registradas, no incêndio que, desde as 10h de quinta-feira (2/4), atinge tanques de combustíveis da empresa Ultracargo, no Porto de Santos, litoral sul de São Paulo. A previsão é de que as chamas persistam indefinidamente neste sábado (4/4). No início da noite dessa sexta-feira (3/4), cinco tanques estavam em chamas, cada um com capacidade para armazenar até 6 milhões de litros de combustível (etanol e gasolina). Pela manhã, os bombeiros voltaram a tentar combater o fogo diretamente com espuma, mas não obtiveram sucesso porque as temperaturas altas, de quase 800ºC, faziam com que o material evaporasse antes mesmo de chegar ao foco do incêndio. Os brigadistas retomaram a estratégia de resfriar os cerca de 40 tanques de gasolina e etanol que estão ao redor do fogo. O problema é que a tubulação entre eles tem menor capacidade de aguentar o calor e, ao se romper, espalha combustível pela área do terminal da empresa.

Mais de 150 homens do Corpo de Bombeiros trabalham no local, com 22 viaturas. “Tememos que os tanques voltem a colapsar, como aconteceu ontem (quinta-feira), o que espalharia mais combustível por uma área maior. Não sabemos quanto esses tanques aguentam. É um dragão contido em uma gaiola”, informou o Capitão Wagner Bertolini, dos Bombeiros. Apesar do clima de tensão, há motivos para acreditar que o combate ao incêndio tem sido efetivo. Segundo os brigadistas, a cada hora as labaredas diminuem em média 30 centímetros.
Na região do incidente, houve chuva de cinzas, mas especialistas afirmam que não se trata de resíduo tóxico. De qualquer forma, a recomendação é para que as pessoas evitem exposição ao material. A coluna de fumaça é vista à muita distância. Em muitos pontos das cidades de Santos e São Vicente, é possível sentir cheiro de queimado.
De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o movimento de navios no canal do estuário permanece interrompido no local do incêndio. Apenas a embarcação Governador Fleury, que pertence ao Corpo de Bombeiros, está no cais, de onde permanece bombeando água do mar para os caminhões tanques.
O acesso para o Porto de Santos pelo Viaduto da Alemoa, no km 62 da Rodovia Anchieta, permanece fechado. No Sistema Anchieta-Imigrantes funciona em esquema 7x3, com todas as pistas da Via Anchieta e a pista sul da Rodovia dos Imigrantes para descida ao litoral. A subida é feita somente pela pista norte da Imigrantes. De acordo com a concessionária Ecovias, o trânsito é lento na chegada a Santos.
ATENDIMENTOS O bombeiro Claudio Rodrigues Gonçalves, de 39 anos, foi atingido no olho por uma fagulha e precisou ser levado ao Pronto Socorro Central de Santos para avaliação oftalmológica, mas já teve alta, A Prefeitura de Santos informou que o Samu atendeu 34 pessoas no local, todos homens com superaquecimento. “Não é queimadura. Isso acontece porque as vítimas são funcionários da área industrial da Alemoa, usam roupas pesadas, sofrem alterações na pressão arterial e aumento na temperatura corporal”, segundo a prefeitura. Crises nervosas e inalação de fumaça também foram registradas nos pacientes. Todos foram atendidos no local e liberados. No Pronto-Socorro Central de Santos, três pessoas com crises nervosas foram medicadas e liberadas.

Fonte: Correio Braziliense

Postar um comentário

0 Comentários