CBMDF E METRÔ SIMULAM RESGATE NO TÚNEL DA ASA SUL

O corpo de segurança operacional do Metrô-DF e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal realizam, na madrugada desta segunda-feira (22), mais um treinamento conjunto para alinhar a atuação das duas forças numa situação de incêndio envolvendo múltiplas vítimas. A simulação será feita pela primeira vez no túnel Asa Sul, entre 1h e 4h30 da manhã, para não interferir na operação comercial, que vai das 6h às 23h30.

A atividade acontecerá em quatro etapas, nos dias 22, 24, 29 e 1º de julho. Cada turma contará com oito agentes de segurança operacional e 16 bombeiros. O acesso será pela estação 114 Sul e a simulação de incêndio ocorrerá ao longo do túnel, no sentido estação Asa Sul. Aproximadamente 30 vítimas, da escola de praças do Corpo de Bombeiros, participarão do resgate.
O objetivo desse tipo de ação é definir os limites da atuação de cada força envolvida num resgate. De acordo com o chefe da divisão de segurança operacional do Metrô-DF, Pedro Feitosa, os agentes de segurança atuarão na plataforma da estação, evacuando a área e conduzindo as vítimas. O Corpo de Bombeiros trabalhará no túnel, onde, hipoteticamente, haverá fogo e fumaça.

A ideia é estabelecer um protocolo de atuação mútua, entre o Metrô-DF e o Corpo de Bombeiros, para construir um padrão de atuação nesse tipo de situação.