Header Ads

CORPO DE BOMBEIRO COMEMORA 51 ANOS EM BRASÍLIA



 Em 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal comemora 159 anos de criação e 51 de implantação em Brasília. Para celebrar, diversas atividades serão realizadas até novembro.
Desta quarta-feira (24) até 5 de julho, a exposição que esteve no JK Shopping na última semana, abrindo as comemorações, estará no Boulevard Shopping, na Asa Norte. Durante o período, além de fotos e materiais de uso dos militares, haverá apresentações da banda de música do Corpo de Bombeiros, oficinas de primeiros socorros e passeios em viaturas, com programação específica a ser divulgada no local e no site da corporação.
Também começa hoje, a partir do meio-dia, o período de inscrições para a 25ª Corrida do Fogo, no site www.odf.com.br, até que se esgotem as 4 mil vagas; a taxa é de R$ 70. O evento esportivo realizado em 1º de agosto, em percursos de 5 km e de 10 km e largada e chegada em frente ao Museu da República.
Outra competição esportiva da programação é a maratona aquática Travessia do Fogo, marcada para o dia 27 deste mês, no Lago Paranoá. As inscrições estão encerradas, e a entrega dos kits de prova aos inscritos ocorre até quinta-feira (25), no Pátio Brasil Shopping. O torneio é aberto ao público, que pode assistir às provas.

Ainda em junho, no dia 28, a população poderá conhecer mais do trabalho dos bombeiros. Um evento no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, reunirá exposições, oficinas e passeios, tudo de graça.
Já em setembro, também no Parque da Cidade, a população poderá assistir ao Bombeiro Durão, que inclui provas para os bombeiros com atividades específicas de salvamento e de combate a incêndio. Será uma seletiva para a competição mundial, que segue a mesma linha.
História
O Corpo de Bombeiros no Brasil foi fundado em 2 de julho de 1856 pelo Imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças, de forma a dar maior eficiência aos serviços de combate a incêndio.
Em 1889, após a Proclamação da República, o nome mudou para Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, o órgão passou a ser chamado de Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a implantação da corporação no Planalto Central. Com isso, na mesma data celebram-se os 51 anos da inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.