Header Ads

50 NOVOS BOMBEIROS SÃO CAPACITADOS PARA ATUAR CONTRA DENGUE

O Distrito Federal capacitou 50 bombeiros para fortalecer as equipes de combate à dengue. Eles substituirão os militares que já estavam atuando na causa desde fevereiro deste ano. Dados da Secretaria de Saúde apontam que a capital do país registrou 8.362 casos da doença até 13 de julho. O número é 31,16% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando houve 12.148 ocorrências.

Para o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, Ailton Domício, a contribuição desses profissionais é essencial para reduzir a incidência da doença. Ele também citou a importância do apoio da comunidade.
"É necessário que os moradores recebam as equipes, abram os portões e sigam todas as orientações. Só com a ajuda da comunidade é possível eliminar todos os focos do mosquito”, declarou.
Planaltina, Gama e Ceilândia são as regiões com maior incidência, com 2.022, 736 e 577 casos, respectivamente. Juntas, elas respondem por 42,33% das ocorrências relativas a moradores do DF.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os sintomas estão dores fortes, principalmente, nas articulações, de cabeça e musculares, manchas vermelhas na pele e febre repentina e intensa, acima de 39 °C.
A recomendação é de repouso absoluto e ingestão de líquidos em abundância. A automedicação é perigosa, porque pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico e agravar o quadro da doença.

Como ainda não existe vacina contra o vírus, o melhor método de prevenção está no combate à proliferação dos mosquitos transmissores. As recomendações são evitar água parada em baldes, vasos de plantas, ralos e outros recipientes.