Desde a época dos pombos-correio
até os dias atuais a maneira de se comunicar e de se informar,
chegando às notícias de perto e de longe assim como, o alcance
dessas interações evolui bastante e hoje, já totalmente inseridos
na era da tecnologia surgem cada vez mais novidades virtuais, que
conectam todos a tudo. Meios esses, como os blogs ( contração no
inglês “web log”) que significa, diário de rede e os vlogs
(video blogs) uma variante dos próprios blogs porém, nessa versão
o contudo principal de comunicação consiste em filmagens. O uso
desse tipo de mídia começou discreto, e até desacreditado por
volta de 1990, sem grandes incentivos ou pretensões de virem a se
tornar como hoje são, uma grande fonte de conhecimento, notícias e
informações.
A princípio, esses instrumentos
eram usados como uma forma pessoal de comunicação de uma ou mais
pessoas com o mundo, com temas geralmente de foro íntimo e
particular compartilhando acontecimentos cotidianos, tal qual um
diário. E só com o passar do tempo é que se pôde mensurar a força
e a capacidade desse tipo de ferramenta, dados mostram que em 1999
eram menos de 50 e já no final do ano seguinte a estimativa era de
poucos milhares, mas cerca de três anos depois os números saltaram
para algo em torno de 3 milhões, e recentemente dados dão conta de
que já são 112 milhões, sendo criados 120 mil novos blogs a cada
dia. Hoje é chamada de mídia alternativa e até de mídia livre
devido a alguns deles abordarem assuntos importantes da atualidade
porém, também polêmicos, e acabarem por ser os blogueiros,
desvinculados de governos e conveniências outras, os que tem a
iniciativa e uma maior liberdade de mencionar tais questões que a
maioria evita. E isso também geralmente se dá, pelo caráter ao
mesmo tempo público no acesso e particular nas publicações que
essas páginas, do tipo blogs e vlogs tem.
Atualmente os blogs e vlogs que
fazem maior sucesso seguem um padrão básico, são direcionados a
públicos específicos, chegando a serem especializados em um
assunto, que pode variar de culinária, turismo e moda, à política,
ciência e religião. Bem mais refinados, quase todos com um tom
jornalístico, dando uma notoriedade e seriedade crescente aos
conteúdos e seus idealizadores, há os que de fato são totalmente
voltados à reportagens inclusive vindo a transforma-se em portais de
notícias (sites) a medida que as visualizações aumentam. Com isso,
tanto blogs quanto vlogs e alguns outros tipos de mídias digitais de
compartilhamento de conteúdos, seja de informação, fotos, videos e
até música, ultrapassaram os limites do lazer e se tornaram
verdadeiros e rentáveis negócios. Com ganhos financeiros reais, há
quem use essas ferramentas para projeção própria, publicidade de
produtos e até como sua vocação e ofício principal.
Um desses blogs de grande
visibilidade é o blog de Política local e nacional do Professor
Francisco de Paula, o Professor Chico como é mais conhecido, que
além de blogueiro e professor universitário é também formado em
Jornalismo. Em entrevista, disse que o blogueiro ainda não é
reconhecido como trabalhador pela sociedade, pois é visto com um
pouco de desconfiança, principal em sua área, a de política e
acredita que por isso também, não tenha ainda se tornado uma
profissão regulamentada, mas afirma que: “Àqueles que desejam
essa conquista devem ir produzindo seus conteúdos com seriedade
dentro do seguimento para o qual são voltados, seja ele de política,
moda, cultura ou qualquer um outro. Pois desse modo, esse instrumento
acaba se tornando uma referência nos meios de comunicação
alcançando o respeito da sociedade como um todo”.
Uma outra forma de oficializar e
a cada dia ir estabelecendo a formalização desse trabalho, como
profissão no âmbito de reconhecimento social, é a de com
responsabilidade e equilíbrio cada vez mais os idealizadores e donos
de vlogs e blogs se organizem em associações como a (ABBP)
Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política a qual o
professor Chico é Fundador Presidente. Já a nível de
reconhecimento jurídico como relatou, existe por parte do Governo
Federal o (MEI) Microempreendedor Individual onde o blogueiro pode se
tornar um microempreendedor, registrando o blog ao qual criou no
Ministério da Fazendo, obtendo um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa
Jurídica) e assim, transformando sua página em uma “empresinha”,
podendo arrecadar até 60 mil reais por ano, livre de vários
impostos pagando R$ 44,20 por mês. Um grande passo em direção a
solidez desse setor, foi a conquista da criação de um dia reservado
a comemorar a atividade que desempenham. Sim, eles tem uma data que
os contemplam, dia 7 de Junho é oficialmente no Distrito Federal o
DIA DO BLOGUEIRO.
Fonte: Jornal de Brasília
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.